Connect with us

Economia

Fazer reserva de emergência ou investir: veja como começar hoje

Publicado

on

Fazer reserva de emergência ou investir pode ser uma dúvida recorrente para todos que buscam uma vida financeira mais estabilizada. Afinal, todos estamos sujeitos a passar por algum imprevisto, não é mesmo? Por outro lado, investir parte da nossa renda é essencial se quisermos aumentar nosso patrimônio e garantir uma receita maior no futuro. Confira mais aqui no Brasil 123.

Pensando nisso, hoje trouxemos várias dicas para te ajudar a se organizar melhor e esclarecer suas dúvidas quanto a fazer reserva de emergência ou investir. É só ler até o final e conferir!

Fazer reserva de emergência ou investir?

Ter uma reserva de emergência é algo essencial para qualquer pessoa, principalmente para quem tem família, filhos e outros dependentes para sustentar. Afinal de contas, não dá para prever quando alguém vai ficar doente, quando o carro vai quebrar, enfim, são muitos imprevistos que podem acontecer e precisamos estar preparados financeiramente para eles.

Todavia, investir também é igualmente importante para garantir uma segunda fonte de renda e conseguir prover um futuro mais confortável para nossos familiares. Então, precisamos conseguir equilibrar as duas coisas e ainda arcar com as despesas cotidianas, o que não é uma tarefa muito fácil! Mas, não é impossível e vamos te mostrar como fazer isso nos tópicos seguintes.

publicidade

Como começar uma reserva de emergência e investir hoje?

Olhando para o valor do custo de vida atualmente, parece uma tarefa quase impossível fazer reserva de emergência ou investir, não é mesmo? Afinal, sobra mês no final do salário!
Entretanto, com muita disciplina e um pouco de paciência é possível fazer as duas coisas. Inclusive, você pode começar hoje mesmo, seguindo essas dicas valiosas:

Comece a anotar tudo o que você gasta. Tudo mesmo, até uma balinha que você comprar durante o dia. Aliás, instrua os outros moradores da sua casa a fazerem o mesmo;
Faça uma planilha e marque os gastos diários nela;
Em outra planilha, anote seus gastos frequentes, como aluguel, despesas com alimentação, água, luz, etc.
Essas planilhas podem ser digitais ou no papel. Lembre-se de colocar na planilha de gastos recorrentes, uma porcentagem para a sua reserva de emergência, que deve ser de, ao menos, 10% da sua renda, se possível;
Ao final do mês, faça um balanço do quanto você gastou e compare com seus ganhos.

Desse modo, você consegue visualizar onde estão seus gastos que podem ser cortados para economizar e você já vai ter deixado uma margem para fazer reserva de emergência. Então, veja quanto sobrou e o quanto você pode investir. Assim, no próximo mês, com suas medidas de economia colocadas em prática, você já poderá ter um valor maior para investir.

Ter uma reserva de emergência é algo essencial para qualquer pessoa – Reprodução AdobeStock

Quais as melhores opções de investimento?

Depois de organizar suas finanças, fazer reserva de emergência e investir serão uma realidade para você. E, por falar em investir, existem algumas opções que são mais atrativas que a poupança, por renderem mais e serem igualmente seguras e fáceis de começar, como:

publicidade

CDB;
Tesouro Direto;
Fundos imobiliários, etc.

Para começar, é só consultar o banco do qual você é cliente ou entrar em contato com uma corretora de valores.

Viu só como não é difícil começar a fazer reserva de emergência ou investir hoje mesmo? Agora coloque essas dicas em prática e cuide do seu futuro financeiro!

O post Fazer reserva de emergência ou investir: veja como começar hoje apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy