Euronext Lisboa: conheça a bolsa de valores de Portugal
As bolsas de valores dos países desenvolvidos são buscadas por investidores internacionais por causa das grandes empresas que ficam listadas por lá. Por isso, conhecer essas bolsas de valores pode fazer com que você entenda, de forma mais completa, como funciona o mercado financeiro nos mais diversos países. Por isso, hoje vamos falar de uma das bolsas menos conhecidas da Europa: a Euronext Lisboa.
A bolsa de valores portuguesa tem pouco mais de 50 empresas listadas e a grande maioria delas sequer é conhecida pelos brasileiros. Contudo, ela é uma das mais fáceis de brasileiros acessarem, o que pode se mostrar uma boa oportunidade para expor seu capital ao euro.
Como funciona a Euronext Lisboa?
A Euronext Lisboa é uma bolsa de valores que tem empresas listando suas ações por lá. Por isso, ela funciona como qualquer bolsa de valores do mundo, juntando as companhias e investidores para que, juntos, possam movimentar o mercado financeiro do país.
A bolsa portuguesa tem 55 empresas listadas. As ações mais conhecidas pelo brasileiros são o Sporting Clube de Portugal, time de futebol que revelou Cristiano Ronaldo ao mundo, além do Futebol Clube Porto, um dos maiores clubes do país. Além disso, o Benfica também é listado nessa bolsa. Fora do futebol, a EDP também é listada por lá. Ela é a controladora da EDP Brasil, que está listada na B3 pelo código ENBR3.
Por outro lado, a bolsa tem alguns real states, semelhante aos FIIs do Brasil, listados, o que permite investir em imóveis físicos e alguns galpões de logística, assim como na bolsa brasileira. Além disso, o que chama a atenção é que as empresas, em sua grande maioria, têm ações com valores abaixo dos 10 euros. Isso dá, aos investidores portugueses, um maior acesso a essas empresas.
Como investir na bolsa portuguesa?
Apesar de ser uma bolsa pequena diante de concorrentes maiores, como a bolsa da Alemanha e a do Reino Unido, investir na bolsa portuguesa é bastante simples. Isso porque, até mesmo para brasileiros, basta abrir a conta em uma corretora e enviar os valores. Para isso, você precisará informar sua nacionalidade brasileira e se tornar um investidor estrangeiro.
Uma das corretoras mais recomendadas pelos investidores europeus é a eToro. A corretora, além de ter taxa zero, permite que você compre ativos não apenas em Portugal, mas também dá acesso à NYSE, Nasdaq e outras empresas. Além disso, a plataforma possui uma página para a negociação de criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum. Dessa forma, você consegue fazer um investimento completo em apenas uma plataforma, o que facilita bastante o seu trabalho.
Apesar disso, você pode achar confuso investir pela eToro. Isso porque você precisará enviar euros para lá e, na hora de trocar as moedas, há a incidência de impostos. Por isso, pense bem antes de tomar qualquer decisão e leve sempre os custos dos impostos em consideração, afinal, eles comem seus rendimentos.