Etanol não vale a pena. Confira o motivo!
Os combustíveis ainda são fonte de grande preocupação para muitos consumidores. Com a alta da gasolina no início do ano, muitas pessoas optaram pelo etanol para abastecer os combustíveis. Contudo, com a recente queda da gasolina, a substituição não está valendo a pena na grande maioria dos estados brasileiros.
Por isso, hoje vamos falar quando vale a pena substituir um pelo outro, além de dizer em quais estados do país está valendo a pena fazer essa troca. Vale lembrar que você pode sempre fazer o cálculo do preço da gasolina em relação ao etanol, independentemente do momento dos preços.
Quando vale a pena?
De forma geral, existe uma regra matemática que permite que o consumidor saiba qual vale mais a pena. Isso porque o desempenho do carro com gasolina e com etanol é diferente e, dessa forma, isso se reflete no quanto você paga de combustível.
Para saber se o etanol mais é vantajoso ou não, basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o valor resultante for menor que o do litro do etanol, é melhor abastecer com gasolina. Isso porque o etanol tem um desempenho de 70% do desempenho da gasolina. Dessa forma, a mesma regra se aplica ao preço que você deve pagar.
Além disso, vale lembrar que, dependendo do seu consumo mensal, existem outras possibilidades diferentes da gasolina e do etanol. Estamos falando do gás natural veicular (GNV), que costuma ter um melhor custo-benefício para a grande maioria dos casos. Contudo, ele é mais recomendado para quem anda muito, como taxistas e motoristas de aplicativo, bem como quem trabalha com entrega de cargas nas cidades.
Onde é melhor usar o etanol?
Os atuais dados mostram que a grande maioria dos estados não estão com bons olhos para o etanol. Atualmente, apenas dois estados do país apresentam a vantagem do etanol sobre a gasolina, o que deve se manter nos próximos meses, segundo os especialistas. Por isso, é importante sempre fazer o cálculo mencionado acima.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), com os últimos preços divulgados, só está valendo abastecer com o etanol no Mato Grosso e em São Paulo. O primeiro estado é o principal produtor do combustível no país, enquanto o segundo foi um dos primeiros a baixar o ICMS dos combustíveis. Para os outros estados do país, ainda vale mais a pena abastecer com a gasolina. Além disso, a gasolina, que foi o principal vilão da inflação do final de 2021 até aqui, está com preços estabilizados e com a situação controlada. Na última semana, o preço médio da gasolina ficou em R$5,17 e o do etanol ficou em R$4,95.
Apesar disso, vale lembrar que em alguns postos desses estados a vantagem pode não ser para o etanol. Com isso, ao chegar no posto, multiplique o valor da gasolina por 0,7. Pode ser que, na sua situação, a gasolina valha mais a pena que o etanol, mesmo que você esteja nos estados “comtemplados”.
O post Etanol não vale a pena. Confira o motivo! apareceu primeiro em Brasil123.