ENTREGA dos cartões do Auxílio Brasil vai acontecer a partir de julho
O desejo do Governo Federal neste momento é entregar os novos cartões do Auxílio Brasil na primeira semana do mês de julho. Inicialmente a ideia era realizar a entrega ainda em junho, mas todo o processo atrasou mais uma vez. De toda forma, agora a indicação dentro do Palácio do Planalto é de que “de julho não passa”.
Segundo informações divulgadas pelo jornalista Fábio Zanini, do jornal Folha de São Paulo, o Governo Federal pretende entregar os dispositivos com uma espécie de chip. O item teria a função de permitir que os usuários pudessem usar o objeto também como um cartão de débito, ao contrário do que acontecia até aqui.
O cartão do antigo Bolsa Família permite apenas a movimentação simples do dinheiro do benefício nos caixas eletrônicos. O novo dispositivo poderia permitir que os usuários usassem o saldo também para fazer compras em qualquer estabelecimento comercial. De toda forma, o Governo ainda não cravou uma data para a entrega.
Ainda conforme as informações da Folha de São Paulo, o Palácio do Planalto indica que a Caixa Econômica Federal será o banco responsável pela entrega dos dispositivos. Nesse sentido, a instituição já teria produzido comerciais de televisão para anunciar a entrega dos novos cartões em julho. As peças publicitárias ainda não foram oficialmente ao ar.
O Governo Federal chegou a prometer que entregaria os cartões novos ainda no início deste ano. Parte dos usuários do Auxílio Brasil chegou a receber uma carta oficial informando que os dispositivos seriam entregues em, no máximo, 20 dias. No entanto, a promessa não foi cumprida e as pessoas ficaram sem o dispositivo.
Movimentação não exige cartão do Auxílio
É importante lembrar que a simples movimentação do dinheiro do Auxílio Brasil não exige o uso de um cartão. Assim, mesmo as pessoas que não receberam nenhum dispositivo, ainda podem usar a quantia do benefício social normalmente.
Como? Basta realizar o download do app do Caixa Tem. O programa está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Não é necessário pagar nenhuma taxa. Pela aplicação, é possível movimentar a quantia do benefício.
O Ministério da Cidadania afirma ainda que também é possível realizar saques usando o Caixa Tem. Basta gerar uma numeração no app e usar a mesma sequência no caixa eletrônico. Assim, o cidadão poderá receber o dinheiro em espécie.
Parlamentares fazem pressão
Diante do fato de que os usuários do Auxílio Brasil podem movimentar o saldo mesmo sem cartão, parlamentares fazem pressão para que o Governo Federal não gaste dinheiro público na confecção de novos dispositivos.
Ao menos dois grupos de deputados e senadores já enviaram requerimentos para o Tribunal de Contas da União (TCU). Eles pedem que o Governo Federal seja impedido de gastar dinheiro com a produção de novos cartões este ano.
Entre outros pontos, eles argumentam que o Planalto poderia estar usando o artifício apenas para apagar o nome do antigo Bolsa Família, que seria mais ligado ao ex-presidente Lula (PT). O Governo Federal nega a acusação.