Connect with us

Economia

Entenda o que é liquidez

Publicado

on

Liquidez refere-se à eficiência ou facilidade com que um ativo ou título pode ser convertido em dinheiro vivo sem afetar seu preço de mercado. O ativo mais líquido de todos é o próprio dinheiro.

Em outras palavras, a liquidez descreve o grau em que um ativo pode ser rapidamente comprado ou vendido no mercado a um preço que reflita seu valor intrínseco. O dinheiro é universalmente considerado o ativo mais líquido porque pode ser convertido mais rápida e facilmente em outros ativos. Ativos tangíveis, como imóveis, obras de arte e colecionáveis, são todos relativamente ilíquidos. Outros ativos financeiros, variando de ações a unidades de parceria, caem em vários pontos do espectro de liquidez.

Liquidez de Mercado

A liquidez do mercado refere-se à medida em que um mercado , como o mercado de ações de um país ou o mercado imobiliário de uma cidade, permite que ativos sejam comprados e vendidos a preços estáveis ​​e transparentes. No exemplo acima, o mercado de geladeiras em troca de livros raros é tão ilíquido que, para todos os efeitos, não existe.

O mercado de ações, por outro lado, é caracterizado pela maior liquidez do mercado. Se uma bolsa tem um alto volume de negócios que não é dominado pela venda, o preço que um comprador oferece por ação (o preço de compra ) e o preço que o vendedor está disposto a aceitar (o preço de venda ) serão bastante próximos um do outro.

publicidade

Os investidores, então, não terão que abrir mão de ganhos não realizados para uma venda rápida. Quando o spread entre os preços de compra e venda diminui, o mercado é mais líquido, quando cresce, o mercado se torna mais ilíquido. Os mercados imobiliários geralmente são muito menos líquidos do que os mercados de ações. 

Nesse sentido, a liquidez dos mercados para outros ativos, como derivativos, contratos, moedas ou commodities, geralmente depende de seu tamanho e de quantas bolsas abertas existem para serem negociadas.

A parte contábil

A liquidez contábil mede a facilidade com que um indivíduo ou empresa pode cumprir suas obrigações financeiras com os ativos líquidos disponíveis – a capacidade de pagar dívidas no vencimento.

Há uma série de índices que medem a liquidez contábil, que diferem em quão estritamente eles definem “ativos líquidos“. Analistas e investidores os utilizam para identificar empresas com forte liquidez. Também é considerada uma medida de profundidade.

Em termos de investimentos, as ações como classe estão entre os ativos mais líquidos . Mas nem todas as ações são criadas iguais quando se trata de liquidez. Algumas ações são negociadas mais ativamente do que outras nas bolsas de valores, o que significa que há mais mercado para elas.

publicidade

 Em outras palavras, eles atraem um interesse maior e mais consistente de traders e investidores. Essas ações líquidas geralmente são identificáveis ​​pelo seu volume diário, que pode ser na casa dos milhões, ou mesmo centenas de milhões, de ações.

O post Entenda o que é liquidez apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy