Economia brasileira cresce 1,1% no 2º trimestre, diz FGV

A economia brasileira cresceu 1,1% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, após ajuste sazonal. Já em relação ao segundo trimestre de 2021, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 3,0%.

Contudo, na base mensal, o avanço em junho não teve tanto destaque (0,1%). Ainda assim o resultado foi melhor que o de maio, quando a economia retraiu 0,8% em relação a abril. A saber, estes dados fazem parte do Monitor do PIB-FGV, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

“O crescimento de 1,1% do PIB no 2º trimestre é reflexo do desempenho positivo das três grandes atividades econômicas, embora seja esperada uma redução do ritmo da atividade econômica no segundo semestre devido aos juros que estão em patamares elevados, e a despeito da expectativa de redução do ritmo inflacionário”, explicou a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece.

“Pode-se destacar que os estímulos aplicados a economia, como a liberação do FGTS e a redução dos preços de alguns produtos considerados essenciais surtiram efeito positivo, pelo menos no curto prazo”, acrescentou Trece.

Vale destacar que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), considerado a ‘prévia’ do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, também indicou crescimento do PIB brasileiro no segundo trimestre.

Leia também: Serasa Limpa Nome: negocie dívidas com até 90% de desconto

Consumo das famílias cresce no trimestre

Segundo os dados do levantamento, o consumo das famílias cresceu 1,8% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano. Em julho, o avanço foi bem menor, de 0,3%, em relação a maio.

A FGV destacou que “todos os componentes do consumo cresceram, à exceção do consumo de bens duráveis, o que seria esperado tendo em vista o nível elevado dos juros”. Já o destaque positivo continuou com o setor de serviços.

Por fim, o PIB brasileiro acumulou R$ 4,59 trilhões no primeiro semestre deste ano, em valores correntes. A saber, esse valor se refere a estimativas do Monitor do PIB-FGV.

Veja ainda: RESTITUIÇÃO DO IR 2022: veja quando consultar o 4º LOTE

O post Economia brasileira cresce 1,1% no 2º trimestre, diz FGV apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.