Connect with us

Economia

É possível ficar rico em pouco tempo apenas investindo?

Publicado

on

Quem não quer ficar rico? Será que é possível ficar rico em pouco tempo apenas investindo? Essas duas perguntas são típicas de investidores iniciantes. Por isso, hoje, nós do Brasil 123, pretendemos responder para você as perguntas feitas, e assim, tirar as suas dúvidas.

Essas perguntas estão incluídas num mundo de mitos e verdades que estão espalhadas na internet para vender produtos e serviços.

Começamos do final para o começo, para entender a dinâmica: 

Qual é o retorno médio possível de obter nos investimentos?

É totalmente possível obter em média entre 10 a 15% de retorno financeiro do investimento em um ano. 

publicidade

Mas, você precisa considerar algumas situações:

Esse valor depende muito do seu perfil de investidor e da composição de sua carteira de investimentos e a volatilidade, então:

A longo prazo, pode haver anos com retornos bem maiores que 10 a 15%, e anos com retornos negativos. Assim, a longo prazo, é muito difícil que uma carteira de investimentos tenha retornos maiores do que o sugerido.
A curto prazo, a média fica em torno do estipulado.

Assim, para ter retornos maiores do que o previsto, é preciso que você tenha um perfil empreendedor, capaz de assumir altos riscos, pois o maior retorno do investimento envolve um maior risco. E isso é impossível de prever antecipadamente. 

Logo, se você quer ficar rico em pouco tempo, o investimento não é um bom negócio.

publicidade

O que faz você acumular riqueza no longo prazo?

Outra questão é: você precisa estar sempre fazendo aportes de dinheiro para fazer o seu dinheiro circular. Ou seja, não é possível ficar rico em pouco tempo, sem injetar mais dinheiro no processo. 

Vendo exemplos de pessoas que ficaram ricas investindo dinheiro, constatou-se que estas pessoas fizeram aportes sucessivos de dinheiro durante a vida, colocando-os para investir juntamente com o seu patrimônio somado com os dividendos recebidos.

Assim, o que causa a riqueza das pessoas são os aportes de dinheiro, juntamente com os investimentos realizados. Ambos geram riqueza.

Agora imagine que a pessoa citada fosse um engenheiro civil.

Com o passar dos tempos de investimento, o engenheiro conseguiu fazer aportes de dinheiro, junto aos investimentos, ele conseguirá acumular riqueza, mas qual é o motivo dele ficar rico: os aportes de dinheiro ou os investimentos?

publicidade

Depende do ponto de vista.

Se o engenheiro quer que seu filho siga a sua profissão ou faça um curso superior, ele dirá que foram os aportes de dinheiro feitos, e assim incentivará o seu filho a cursar uma graduação. 

Agora, se quem está dando esse exemplo, for um responsável por fazer investimentos, ele dirá que foram os investimentos certos que fizeram com que o engenheiro acumulasse riqueza.

Seria possível ficar rico apenas investindo – Reprodução AdobeStock

Então, é possível ficar rico em pouco tempo, somente investindo?

A resposta é NÃO!

publicidade

Somente investindo não é possível. Mas, se fizer aportes de dinheiro, é possível aumentar a riqueza, a longo prazo. 

Os retornos do mercado financeiro não são suficientemente altos para que uma pessoa possa, com pouco dinheiro inicial, fazer riqueza em pouco tempo.

Por tudo o que indicamos neste artigo, não há construção de riqueza a curto prazo, somente investindo.

O post É possível ficar rico em pouco tempo apenas investindo? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.