Dívidas: 25% dos brasileiros não fecham as contas

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 1 em cada 4 brasileiros não consegue pagar todas as dívidas no mês. Nesse mesmo cenário, 7 em cada 10 brasileiros não conseguem guardar dinheiro, mesmo na poupança. O cenário é especialmente desafiador para quem ganha menos, dado que com a alta dos preços, o poder de compra fica menor.

Por isso, hoje vamos falar do atual cenário do país, mostrar como o brasileiro lidar com as dívidas e o que fazer para sobrar mais dinheiro.

A situação está complicada

Um estudo da CNI mostrou que 1 em cada 4 brasileiros não consegue pagar todas as dívidas do mês. O cenário é um pouco melhor para outras pessoas, dado que o estudo mostra que 44% dos brasileiros conseguem pagar tudo, mas não sobra dinheiro. Nesse cenário, apenas 3 em cada 10 brasileiros consegue guardar algum valor no final do mês, o que representa que a grande maioria dos brasileiros vivem com as finanças apertadas e até mesmo com dívidas.

O resultado não impressiona, segundo especialistas. Isso porque o país passa por um momento de turbulência na economia. Com a inflação em alta, o desemprego ainda em patamares relevantes e taxas de juros em níveis recordes, o orçamento do brasileiro fica cada dia mais apertado. Para fechar as dívidas no final do mês, muitos recorrem à renda extra como forma de manter o padrão de vida.

O resultado da política econômica também mostra que o poder de compra do brasileiro é o menos em 5 anos. Na última vez que o país esteve nesse patamar, em 2017, o cenário era parecido, mas com uma instabilidade política maior. Com isso, quem sofre são os mais pobres, que veem as dívidas se acumulando. Por isso, é preciso saber o que fazer nessas horas.

Reprodução AdobeStock

Como quitar as dívidas e arrumar as finanças?

Como você deve perceber, a situação não está difícil somente para o trabalhador. Atualmente, as dívidas também se espalham para as empresas, que precisam manter as atividades e manter os pagamentos dos funcionários em dia. Por isso, renegociar uma dívida pode ser mais fácil nesse atual cenário. Para isso, basta usar o momento a seu favor.

Isso porque os juros das dívidas são bastante altos. Por isso, se você está devendo para alguma empresa, é uma excelente ideia ligar para ela, entender os termos da dívida e renegociar novos valores. Além disso, você também pode ir ao feirão do Serasa Experian, que conta com diversos parceiros que negociam dívidas com até 90% de desconto.

Após renegociar as dívidas, é importante manter os pagamentos em dia, sempre ganhando mais do que se gasta. Isso é fundamental para não criar novas dívidas. Além disso, especialistas alertam para o alto número de parcelamentos no cartão de crédito e o uso do rotativo como forma de fechar as contas. Para evitar isso, uma excelente ideia é anotar os seus ganhos e seus gastos, de forma a analisar como está a sua situação financeira.

O post Dívidas: 25% dos brasileiros não fecham as contas apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.