Desenrola: veja como renegociar as suas dívidas!

O Governo Federal deve anunciar, na próxima semana, o lançamento de um programa que pode ajudar muita gente a sair das dívidas. O Desenrola tem como objetivo limpar o nome de muitos brasileiros. Atualmente, o Brasil tem uma inadimplência recorde, o que se reflete pelo cenário econômico adverso do país.

Por isso, o programa Desenrola pode ser a saída ideal para quem quer limpar o nome de vez e ter mais tranquilidade nas finanças pessoais. A ideia do governo é dar o maior desconto possível para os brasileiros.

O que é o programa Desenrola?

O programa Desenrola é uma promessa de campanha de Lula que tem como intuito aliviar o bolso das famílias e incentivar a economia brasileira. Com o programa, o governo quer diminuir a inadimplência do país, renegociar dívidas e melhorar o orçamento doméstico, principalmente dos mais pobres. Segundo especialistas, o baixo salário médio dos brasileiros e uma inflação em setores especiais da economia levaram à atual situação.

Isso porque a inflação foi uma realidade nos últimos dois anos. Em 2022, a alta dos preços foi ainda maior nos alimentos. Para se ter uma ideia, o preço da carne subiu mais de 17% no último ano, virando um artigo cada vez mais escasso na mesa dos brasileiros. Por conta disso, muitas pessoas tiveram que atrasar contas para continuar pagando o consumo de alimentos, que é o gasto mais essencial de uma família. Nas famílias mais pobres, o aumento de preço pesa ainda mais, dado o orçamento apertado.

Você Também pode gostar:

Por isso, o programa Desenrola quer renegociar as dívidas dos brasileiros com preços mais atrativos, retirando o pagamento de juros e ofertando melhores condições para quitar os débitos. Apesar de o lançamento estar programado para semana que vem, o início das negociações deve demorar um pouco mais.

Foto: Reprodução

Vale a pena renegociar?

De forma geral, sempre vale a pena renegociar as dívidas com juros mais baixos e com descontos imperdíveis. Apesar disso, especialistas dizem que os brasileiros não devem ver somente o valor final da dívida no Desenrola, mas também levar em conta o impacto no bolso, para que a saúde financeira não seja comprometida ainda mais.

Por isso, antes de aderir ao Desenrola, é preciso entender os novos juros que estão sendo oferecidos na dívida. Além disso, nos casos do parcelamento, é preciso entender se o valor da parcela caberá no seu bolso. Isso porque não vale a pena ter um novo parcelamento se você não conseguirá arcar com essa despesa.

Segundo especialistas, 66,3% das dívidas em atraso são com lojas varejistas e com empresas de serviços básicos, como água, telefonia, gás e energia. No Desenrola, o programa fará leilões, de forma que as empresas deem lances. Aquela que der os maiores descontos poderá participar do programa, ao passo que aquelas que derem baixos descontos ficarão de fora.

Com essas regras, o Desenrola deve entrar em vigor ainda esse ano e pode ser a oportunidade perfeita para sair das dívidas e recomeçar o orçamento do zero.

O post Desenrola: veja como renegociar as suas dívidas! apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.