Connect with us

Economia

DEMISSÃO VOLUNTÁRIA em alta no país; veja os motivos

Publicado

on

Os pedidos de demissão estão em alta no Brasil. A saber, o país bateu recorde em maio, acumulando 6,175 milhões de pedidos de demissão nos últimos 12 meses. Esse é o maior patamar anual já registrado pela série, iniciada em janeiro de 2020.

Esse cenário surpreende parte do mercado, uma vez que acontece em meio à dificuldade que muitos estão enfrentando para voltar ao mercado de trabalho.

Ao analisar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a LCA Consultores vem divulgando a evolução dos pedidos de demissão no país. De acordo com o levantamento, o Brasil está vivendo uma onda de demissões voluntárias.

Aliás, essa tendência já estava sendo vista nos últimos meses, e os dados mais atuais confirmam o cenário atual no mercado de trabalho do país. Em resumo, 33% do total das demissões ocorridas em 12 meses até maio foram a pedido do trabalhador. A propósito, esses dados se referem ao mercado de trabalho formal, ou seja, aqueles com carteira assinada.

publicidade

AUXÍLIO BRASIL: novos beneficiários vão receber valor retroativo?

Veja o que provoca o alto número de demissão voluntária

Segundo o levantamento, o Brasil enfrenta o aumento das demissões voluntárias no acumulado de 12 meses desde setembro de 2020. De lá pra cá, os números só fizeram crescer, ganhando força a partir de abril do ano passado.

Os dados revelam que o retorno do trabalho presencial, que perdeu força durante a pandemia da covid-19, ajuda a aumentar o número de demissões voluntárias. Em suma, muitos trabalhadores, que passaram a exercer suas atividades em home office, estão repensando o retorno ao trabalho presencial.

Por exemplo, não ter que pegar trânsito e passar mais tempo com a família são fatores que estão pesando mais que uma remuneração mais alta em um trabalho presencial.

Além disso, a melhora no quadro da pandemia no Brasil permite que muitos trabalhadores voltem para cargos mais adequados às suas qualificações. A saber, no início da crise sanitária, muita gente precisou aceitar empregos com pouca afinidade à sua formação. No entanto, a redução dos casos e mortes pela covid-19 vem mudando gradativamente o cenário do país.

publicidade

Leia também: Auxílio Emergencial: governo pagou valor a 135,7 MIL MORTOS

O post DEMISSÃO VOLUNTÁRIA em alta no país; veja os motivos apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy