Criminoso quer processar vítima após golpe do Pix dar errado

Devido a sua grande facilidade para transferências, o Pix vem se tornando uma ferramenta muito importante para os brasileiros. Com isso, muitos criminosos usam da tecnologia para aplicar golpes. Apesar de alguns cidadãos não perceberem o crime, comerciantes têm estado mais atentos à ousadia dos criminosos.

Na última sexta-feira (5), o Banco Central registrou quase 90 milhões de transações financeiras realizadas em um único dia. Este número é um novo recorde realizado com a tecnologia. Além disso, os valores transferidos nesta data ultrapassam a marca histórica de R$ 53,1 bilhões. De acordo com o Banco Central, foram realizadas 89.999.414 transações via Pix em apenas 24 horas.

Recentemente, um caso chamou a atenção ao ser compartilhado na internet, e que não demorou muito para viralizar. Em Teresina – PI, um dono de uma pizzaria quase foi vítima de um golpe via Pix, contudo quando a tentativa criminosa deu errado, o criminoso passou a ameaçar a vítima.

Detalhes do golpe do Pix

O comerciante Robson Costa resolveu contornar o criminoso que tentou aplicar o golpe do Pix em sua pizzaria. Ao notar a ação, o empreendedor enviou uma garrafa de suco falso, temperado com sal, e uma pizza sem recheio.

Segundo o explicado pelo dono do estabelecimento em uma entrevista no programa Encontro, da rede Globo, o pedido e toda situação desencadeada após o compartilhamento do caso não agradou o golpista, que está o assediando juridicamente.

De acordo com Robson, o golpista vem ameaçando processá-lo usando a justificativa de que seus dados foram expostos na internet. “Eu fiz um boletim de ocorrência ontem à noite. Eu nem iria fazer, né, mas ele ficou ameaçando a pizzaria, falando que vai processar a gente por ter divulgado os dados dele”, disse ele.

O comerciante relatou que desde que o Pix tomou popularidade, houveram diversas tentativas de golpes do tipo em seu estabelecimento. Desta última vez, o golpista encaminhou um comprovante no valor de R$ 55, referente a uma pizza e um refrigerante de dois litros. Contudo, o valor que caiu na conta foi de apenas 1 centavo.

Sobre o ocorrido

Ao realizar a entrega, foi possível comprovar que se tratava do mesmo indivíduo que já havia aplicado golpe no estabelecimento anteriormente. O endereço da entrega era um terreno baldio bastante parecido com o que foi passado pelo mesmo homem em outro golpe.

Após a entrega do pedido falso, o homem encaminhou diversas mensagens para o estabelecimento pelo WhatsApp que não tinha compreendido a entrega. Posteriormente a mesma pessoa bloqueou o contato da pizzaria.

Através de outro contato, os funcionários do estabelecimento se comunicaram com o farsante, uma vez que junto com a entrega falsa de pizza, o comércio também havia entregado um objeto erótico ao golpista e, após isso, solicitou a devolução. O homem enviou uma mensagem de esclarecimento sobre o caso e os motivos que o levou a fazer isso.

Nesta mensagem ele informava que havia roubado apenas para comer. Contudo, outros comércios da região relataram que o mesmo indivíduo já tinha tentado aplicar o golpe do Pix, só que desta vez para pedir cervejas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.