Connect with us

Sem categoria

CPF na nota pode aumentar o Score? Veja como consultar

Publicado

on

Na hora que estava realizando alguma compra, você já deve ter ouvido a seguinte frase: “Deseja incluir o CPF na nota?”.

Até hoje, muitas pessoas não sabem para que serve a inclusão do CPF na nota da compra. Outras, imaginam que ação ajuda a aumentar o score, por exemplo.

Vamos esclarecer essa dúvida a seguir!

Nubank: Confira 5 maneiras para aumentar o limite do seu cartão

publicidade

Para que serve o CPF na nota?

Na prática, adicionar o CPF na nota é uma estratégia dos governos estaduais para evitar a sonegação de impostos. Desta forma, o cidadão contribui para que o estado consiga controlar a tributação fiscal do comércio e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Além disso, colocando o CPF na nota, o consumidor contribui na luta antipirataria, incentivando a responsabilidade das empresas com a sociedade. Logo, colocar o número do documento na nota contribui para muitas ações.

Pagamento do 14º salário do INSS tem novo avanço. Liberação sai em 2022?

Estados que possuem o programa de CPF na nota:

Alagoas;
Amazonas;
Bahia;
Ceará;
Distrito Federal;
Maranhão;
Minas Gerais;
Pará;
Paraná;
Rio de Janeiro;
Rio Grande do Norte;
Rio Grande do Sul;
Rondônia;
São Paulo;
Sergipe.

Como funciona o score do CPF?

Tudo que fazemos na vida financeira fica registrado através do CPF. Desta forma, deixar de pagar contas, utilizar rotineiramente o cheque especial e renegociar dívidas antigas, por exemplo, podem gerar um histórico pouco valorizado.

publicidade

Os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC são os responsáveis por computar todos as nossas ações financeiras. Neste sentido, assim que nos movimentamos no mercado, cria-se uma pontuação, também conhecida como score, que muitas vezes é usado por bancos para concessão serviços específicos.

A pontuação pode variar de 1 a 1.000. Neste sentido, quanto maior a pontuação, menor a possibilidade de o consumidor se tornar inadimplente. Portanto, as classificações são de: “baixo”, de 0 300, a “muito bom”, de 701 a 1.000.

INSS: valores dos benefícios para 2023 são revelados

Como consultar o score pelo CPF?

Os consumidores podem consultar a sua pontuação nos sites dos diversos órgãos de crédito. No entanto, será necessário fazer um cadastro antecipadamente para ter acesso ao score. O portal deve solicitar o nome completo, número do CPF e número de telefone para o registro.

Contudo, é importante ressaltar que é possível aumentar a pontuação. Para isso, o consumidor deve manter um bom histórico financeiro, pagando todas as suas dívidas na data certa e não gastando mais que devia. Para os inadimplentes, resolver as pendencias é o primeiro passo.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.