Consumo nos lares do país cresce 2,2% no primeiro semestre

O consumo nos lares brasileiros cresceu 2,2% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. A saber, os dados fazem parte do Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira (11).

Ao analisar apenas os dados de junho, último mês do semestre, o consumo cresceu apenas 0,1% em relação a maio. No entanto, o avanço chegou a 6,03% na comparação com junho de 2021.

Em resumo, os indicadores da Abras descontam a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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Brasileiro muda hábitos de consumo

A Abras registrou mudanças nos hábitos do consumidor no primeiro semestre. Uma delas se relaciona aos preços, com os brasileiros optando por produtos de marca própria do supermercado, que têm preços de 20% a 30% mais baratos.

Além disso, o consumidor trocou as embalagens dos produtos, buscando aquelas que tinham maior economia ou melhor valor agregado. Inclusive, esse novo hábito fez muita gente encontrar variedade de marcas nas gôndolas para compor a cesta de consumo.

“A intensificação de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego impulsionaram o Consumo nos Lares Brasileiro no primeiro semestre”, disse a Abras.

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Inflação elevada faz consumidor planejar compras

Os dados do levantamento também indicaram que os brasileiros passaram a planejar as compras para driblar a inflação elevada no país. Ao mesmo tempo, o consumidor passou a buscar mais promoções e a trocar marcas mais caras.

Por sua vez, o varejo intensificou as suas negociações com os fornecedores. Com isso, conseguiu ampliar o número de marcas oferecidas, além de fazer mais promoções nas lojas, segundo a Abras.

“Com renda mais restrita, o consumidor não pode errar e, por isso, ele tem mais resistência a trocar de marca. Porém, o produto de marca própria tem alta qualidade, preço competitivo e ajuda a compor a cesta de abastecimento”, disse o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

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