Connect with us

Sem categoria

Conheça as vantagens de se formalizar uma pequena empresa

Publicado

on

Formalizar um pequeno negócio pode ser uma ótima oportunidade para que a empresa seja reconhecida no mercado e para que seus clientes possam ter uma confiança acerca de sua marca. No entanto, muitas vezes o empreendedor acaba por esbarrar em uma grande burocracia e altos custos, evitando, por essa razão, a criação de seu CNPJ.

Podemos destacar dois tipos de perfis de empreendedores. O primeiro é aquele que, por ter sido demitido de seu emprego, por exemplo, se dispõe a trabalhar por conta própria. Ele possui uma necessidade para continuar com seus rendimentos. O segundo, é aquele que procura por oportunidades de investimento, e que sabe como utilizar seus recursos financeiros.

O fato é que antes de se criar uma pequena empresa, deve-se conhecer o mercado, adquirir conhecimentos acerca de sua área de atuação, fazer um plano de negócios, enfim, se preparar para entrar no mundo corporativo. Aliás, deve-se saber quanto será necessário investir na nova empresa.

Para quem está começando no mundo dos negócios, se cadastrar como microempreendedor individual (MEI) pode ser uma boa saída. Pode-se fazer o registro online, no Portal do Empreendedor. Para tal, o profissional deve ter um faturamento anual de até R$80 mil.

publicidade

TOTVS abre mais de 110 vagas de emprego pelo país

Vantagens de ser MEI

Se formalizar como MEI é muito fácil e prático. Através do cadastro, o profissional passa a ter um CNPJ, tornando- se uma pessoa jurídica. Além disso, ele poderá emitir notas fiscais e abrir várias oportunidades para a sua nova empresa. 

O recolhimento do imposto de renda para o MEI é bastante simples, sendo necessário apenas o pagamento de uma guia DAS de pouco mais que R$60 mensais. Dessa forma ele contribui para o INSS e garante uma série de benefícios, como o auxílio-doença e a aposentadoria.

É preciso observar que o MEI deve ficar atento sobre as regras de sua categoria, além de ter em mente qual o limite de seu faturamento anual. Além disso, deve-se considerar o número de funcionários da sua empresa, e qual o tipo de atividade econômica que deverá exercer.

O MEI tem direito a aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão para a família, cobertura da Previdência Social, pensão por morte, negociação com órgãos públicos, emissão de nota fiscal, além do apoio de órgãos como o Sebrae. Ele ainda pode abrir uma conta CNPJ no banco, receber financiamento e ter isenção de impostos na compra de um veículo.

publicidade

SAQUE DO FGTS: Governo pode criar NOVA modalidade de liberações; veja quem será beneficiado

Micro e pequenas empresas 

Quem possui um negócio e não está regularizado, pode estar perdendo várias oportunidades. Formalizar a sua empresa pode ser bastante vantajoso, visto que é possível obter um maior crescimento se firmando no mercado em que atua. A pessoa que busca regularizar a sua situação deve se registrar a partir da Receita Federal, da prefeitura, da junta comercial e de órgãos públicos como o corpo de bombeiros.

O empreendedor passa a ter acesso ao microcrédito, em busca de um capital para alavancar seus negócios. É possível inclusive, recorrer ao Banco Nacional De Desenvolvimento Social (BNDES), que possui uma linha de crédito destinada aos micro e pequenos negócios.

O empresário que se formaliza pode se inscrever em associações de classe e sindicatos patronais. Uma entidade de classe pode defender os interesses do empreendedor junto ao governo, além de auxiliar nas negociações entre trabalhadores e empresários.

Outra vantagem de formalizar o negócio está relacionada ao fato de que é possível participar de licitações públicas. Dessa maneira, a empresa pode vender seus serviços e produtos para o estado. É uma ótima oportunidade para desenvolver os negócios através de um contrato ativo com a Administração Pública.

publicidade

Através de um negócio regularizado, o empresário pode ainda realizar compras diretamente com os fabricantes. Desse modo, ele pode negociar valores mais baixos aumentando assim a competitividade de seu negócio. 

Câmara Municipal de Gurinhatã – MG abre Concurso público

Conclusão

É importante ressaltar que no mundo dos negócios a competitividade é intensa. O empreendedor que decide por se formalizar, seja atuando como MEI ou tendo uma micro ou pequena empresa, terá um fortalecimento de sua marca, e uma ampliação do número de seus clientes e consumidores.

Deve-se regularizar a situação empresarial do empreendedor, pois dessa forma ele obtém seus direitos e deveres, sendo um passo essencial para a ampliação de seus negócios, de uma forma honesta e eficiente.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy