Connect with us

Sem categoria

Como verificar se um boleto é verdadeiro ou falso?

Publicado

on

O boleto bancário é uma das principais formas de pagamento realizadas no Brasil. De acordo com dados do Banco Central, esse meio de pagamento só perde para o Pix em quantidade de transações. Em valores, o boleto está na terceira posição, atrás do TED e do Pix, com R$ 386 milhões transacionados somente em março de 2022.

Com o aumento no numero de pagamentos por boleto, muitos golpistas se aproveitam de momentos de desatenção para enviar documentos falsos em seus e-mail, SMS, WhatsApp ou mesmo para a sua casa. Com isso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Serasa informam algumas dicas para se prevenir deste tipo de golpe. Veja a seguir:

Cheque os dados do boleto

Todo boleto tem algumas informações que podem ajudar a identificar se ele é falso ou não. O documento precisa trazer o número do CPF ou CNPJ do emissor, no caso, este é a pessoa ou a instituição que está fazendo a cobrança, e do pagador, que é você.

Cheque sempre informações como: você reconhece essa empresa? Fez mesmo essa compra? Seus dados estão corretos? Lembre sempre de pesquisar o CNPJ que aparece no boleto na internet, para identificar se a empresa que você esta realizando o pagamento está certa.

publicidade

No boleto estão inclusos dados de relacionados a data de vencimento e o valor do boleto. Caso ocorra a diferença de um centavo, ou de um dia da data de vencimento, ou caso esteja faltando uma letra no nome do beneficiário, por exemplo, desconfie!

Peça boletos em “pdf”

De acordo com a Febraban, muitos golpistas utilizam de vírus para adulterar os boletos quando a vítima imprime o documento. Por isso, desconfie de boletos que não chegam em um arquivo do tipo “pdf”. Caso isso aconteça, não imprima os boletos e peça que o emissor envie o arquivo nesse formato, que é mais difícil de ser alterado.

A Kaspersky informa que quadrilhas usam vírus para alterar boletos, mudando os dados da conta para a qual esse dinheiro será depositado. Esse vírus entra em ação quando a vítima o imprime. Ou seja, tente privilegiar o pagamento digital.

Recebi um boleto falso, o que devo fazer ?

Caso você receba caia neste golpe os três primeiros passos são: comunicar o seu banco, comunicar o estabelecimento no qual você realizou a compra e fazer um boletim de ocorrência. O primeiro passo é sempre comunicar o banco no qual você fez o pagamento. Se você notar com agilidade o golpe, é possível bloquear o pagamento antes que ele seja feito, porque os boletos demoram até 3 dias úteis para serem processados.

O segundo passo é informar ao estabelecimento que você comprou que o boleto em questão é falso. Assim, a empresa tem informações que possibilitam o reforço na segurança do sistema.

publicidade

Por fim, e mais importante, é lembrar que golpes de boletos falsos são crimes, ou seja, é importante fazer um registro policial. Com o boletim de ocorrência e uma investigação adequada, além da polícia poder desarticular os criminosos, é possível recuperar o dinheiro perdido e evitar que outras pessoas sejam lesadas.

Além do caso de boleto falso, o boletim de ocorrência também é importante no caso de contas bancárias usadas por laranjas. Afinal, golpistas costumam criar contas com CPFs ou CNPJs de terceiros obtidos de forma ilegal. A partir da abertura do inquérito, essas contas podem ser investigadas

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.