Como renegociar o cartão de crédito e ficar livre dos juros?
O cartão de crédito possui enormes praticidades e se tornou um mecanismo comum na hora de efetivar suas compras. Mas, as vezes, devido ao uso exagerado, muitas pessoas acabam passando do limite, e entram em uma dívida financeira, tendo que recorrer a como renegociar o cartão de crédito.
É importante saber que todo mundo tem o direito de renegociar o valor do cartão de crédito, evitando com que os juros abusivos tornem a sua fatura uma “bola de neve”.
Deixar a dívida do cartão de crédito acumular não é uma opção viável, por isso é bom que você sabia como deve proceder na hora de renegociar o cartão de crédito.
Porque renegociar a dívida do cartão de crédito
Apesar das mudanças sugeridas pelo Banco Central, o cartão de crédito ainda possui uma das maiores taxas de juros do mercado.
Por isso, que aquelas pessoas que acabam abusando do seu uso de forma descontrolada, e não conseguem arcar com o pagamento da fatura, precisam renegociar o cartão de crédito a fim de eliminar essa dívida.
Se você contraiu uma dívida no cartão, não perca tempo e tente negociar o quanto antes, evitando que os juros continuem multiplicando o valor a ser pago. Para garantir a melhor forma de renegociar, veja algumas dicas que separamos.
Dicas para renegociar o cartão de crédito
Fique de olho no valor total da dívida
Antes de renegociar o cartão, fique de olho no valor total da sua dívida, sabendo o que foi pago, qual o valor dos juros e o número de parcelas que essa renegociação do cartão de crédito vai gerar.
Fale com a central do cartão de crédito
Depois que você decidiu renegociar o cartão de crédito, entre em contato com a central do cartão e informe o seu interesse em eliminar essa dívida.
Negocie até que chegue a um valor que consiga pagar
Jamais aceite a primeira proposta da empresa de cartões. Negocie o valor o máximo que puder, até porque a empresa quer receber o valor devedor, e quando você demonstra que tem interesse em renegociar o cartão de crédito, eles avaliam a ideia de gerar alguns descontos.
Renegocie em parcelas fixas
Prefira fechar um acordo em que você pagará parcelas mensais fixas. Assim, ficará mais fácil saber o custo e planejar o seu orçamento.
Assim, fuja das opções em que as parcelas aumentam com o tempo e os juros do cartão continuam contando. Isso vai te levar ainda mais para o buraco e será ruim para a solução do problema.
Pense em buscar um empréstimo
Dependendo do caso, procure um financiamento bancário em outras instituições, a fim de quitar e renegociar o cartão de crédito.
Isso porque os juros vão ser menores e você conseguirá eliminar a sua dívida com a operadora de cartão, trocando por um financiamento mais acessível ao seu bolso.
Mas lembre-se: a melhor saída é sempre o planejamento financeiro. Cuide das suas finanças e do seu orçamento para evitar desperdiçar seu dinheiro pagando juros.
Busque ajuda da justiça caso não consiga renegociar
Se você não conseguir renegociar o cartão depois de tentar falar com a operadora de cartões, uma saída é buscar a Justiça.
Assim, guarde todas as provas de que comprove que você tentou de todas as formas quitar a dívida, e após a ação judicial, possivelmente você conseguirá sair vitorioso nesta batalha de renegociar o cartão de crédito.
O importante de todas essas dicas na hora de renegociar o cartão é sempre entender que o cartão de crédito é uma forma de “comprar fiado” do século 20.
Isso porque o valor do limite que você tem não é seu, e sim do banco emissor do cartão. Ele te empresta esperando que você pague depois.
Tendo isso em mente, você conseguirá ornar o seu orçamento com os valores gastos no cartão, evitando compras exageradas que levam você a renegociar o cartão.