Como ficar livre dos golpes com o Open Banking?

O Open Banking, também conhecido como Open Finance, significa “banco aberto” em tradução literal e é um ecossistema que nasceu para tornar o sistema financeiro mais acessível para as pessoas.

Uma das principais inovações trazidas por ele é o fato do cliente poder autorizar quais informações deseja dividir com quais instituições financeiras.

Golpistas estão sempre em busca de brechas para violar a segurança e cometerem fraudes.

Embora brechas de segurança em instituições possam ocorrer, elas são extremamente raras. Os casos mais comuns de golpe, no entanto, são aqueles que enganam os clientes para que eles mesmos entreguem suas informações.

O Banco Central estabelece uma série de regras de segurança que precisam ser cumpridas pelas instituições participantes do Open Banking.

Cada instituição precisa garantir que os dados dos clientes estejam protegidos – tudo isso também de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Quais são os cuidados para evitar fraudes com o Open Banking?

Algumas boas práticas que podem ser seguidas para garantir a integridade dos seus dados são:

1. Não compartilhe seus dados por e-mail ou telefone

Nenhum banco ou instituição financeira vai te ligar pedindo que você compartilhe seus dados. Com o Open Banking, você será dono da sua jornada financeira, e o consentimento deve ser feito direto pelo aplicativo ou internet banking das instituições financeiras.

Se você receber alguma ligação ou e-mail solicitando que você compartilhe informações pessoais ou dados de alguma conta bancária, desconfie. Lembre-se, também, de nunca informar a sua senha ou o número completo do seu cartão.

Em caso de dúvidas sobre a veracidade de alguma comunicação, ou se quiser saber mais informações sobre o Open Banking, o melhor caminho é entrar em contato com a sua instituição financeira diretamente pelos canais oficiais de atendimento.

2. Escolha bancos, operadoras de cartão e instituições financeiras confiáveis

Caso você receba uma proposta atraente de algum produto ou serviço oferecido por uma instituição que você não conheça, busque informações sobre ela.

Somente instituições autorizadas pelo Banco Central podem participar do Open Banking. Isso significa que todas as atividades são supervisionadas pelo BC, que também determina uma série de regras de segurança digital que devem ser seguidas para manter a segurança e privacidade de seus clientes.

3. Fique atento ao período de duração do compartilhamento das suas informações

O período de duração do compartilhamento das suas informações para alguma finalidade específica entre instituições é de até 12 meses. Depois disso, o compartilhamento deve ser finalizado, e, se você quiser, poderá autorizá-lo novamente.

Por isso, desconfie se alguém entrar em contato pedindo autorização para um prazo maior. Todo consentimento deve ser feito por meio eletrônico com prazos e finalidades determinadas.

4. Desconfie de links que podem chegar via e-mail ou aplicativos de mensagem

Vale reforçar que todas as soluções de Open Banking oferecidas pelas instituições estarão dentro do aplicativo ou internet banking de cada uma.

Procure saber se um link é confiável antes de clicar nele e não faça o download de algum programa ou arquivo sem saber sua procedência. Mesmo mensagens aparentemente inofensivas podem te induzir a clicar em links maliciosos e acabar dando acesso às informações do seu computador ou celular.

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