Connect with us

Economia

Como fazer uma reserva de emergência ganhando um salário mínimo?

Publicado

on

Se você faz parte do grupo de pessoas que utilizam todo o salário para quitar as despesas básicas, provavelmente já se perguntou o que você poderia fazer para conseguir obter uma reserva de emergência. Confira aqui no Brasil 123, como fazer uma reserva de emergência ganhando um salário mínimo.

Poupar dinheiro quando se tem apenas o suficiente para quitar as contas básicas não é uma tarefa fácil. Até porque, que dinheiro você irá poupar para montar sua reserva de emergência, se todo mês você tem caído no cheque especial? Eu sei que parece difícil, mas é possível.

Uma hora ou outra nós passamos por situações que seriam evitadas caso tivéssemos um dinheiro extra. Uma reserva de emergência é algo que toda pessoa deve ter, principalmente quando se tem crianças em casa. Agora, veja como fazer uma reserva de emergência ganhando um salário mínimo.

Para que serve a reserva de emergência?

Como seu próprio nome já infere, a reserva de emergência serve para emergências. E vira e mexe surge alguma emergência em nossa família. Seja em casos mais simples, como algum problema hidráulico ou elétrico em casa, seja em casos mais complexos, como o adoecimento de algum familiar ou até mesmo a perda do emprego.

publicidade

Porém, a reserva de emergência também pode ser utilizada para coisas boas. Não é porque uma situação é emergencial que necessariamente ela será ruim, existem boas emergências. 

Quer um exemplo? Imagine que você conseguiu uma nova oportunidade de emprego ou foi transferido para uma cidade que você gostaria de trabalhar, mas não possui dinheiro suficiente para arcar com os custos da viagem. A reserva de emergência cairia como uma mão na luva, não é mesmo?

Como fazer uma reserva de emergência ganhando um salário mínimo?

Como dito anteriormente, a reserva de emergência pode ser feita ainda que você receba apenas um salário mínimo, e vou te explicar como.

Em primeiro lugar, você deve avaliar suas finanças. Então, antes de definir qual será a sua economia mensal, elenque todas as suas despesas. Pegue papel e caneta e anote todas as suas despesas. Agora questione: quais delas são fixas? De quais delas você pode abrir mão, direcionando o dinheiro para a reserva?

Nós sempre temos algum tipo de compra supérflua da qual nós podemos abrir mão, e nossa reserva para emergência é mais importante. Não deixe para economizar somente quando receber um aumento, pois, ter um dinheiro guardado é algo urgente.

publicidade

Em segundo lugar, você deve estabelecer metas que sejam possíveis de alcançar. Por exemplo, se ao listar seus gastos você viu que conseguirá economizar apenas 10 ou 20 reais, economize mesmo assim. Guarde esse valor, ainda que seja pouco. Pois o importante é que você já estabeleceu a meta e, assim que possível, você pode aumentar o valor.

A importância da fazer uma reserva de emergência – Reprodução AdobeStock

Quanto eu preciso ter na minha reserva de emergência?

Isso depende. A sua reserva de emergência depende de quais são suas necessidades e escolhas. Na verdade, quanto mais você tiver, melhor. Porém, sabemos que economizar bastante é muito difícil, principalmente para quem possui apenas um salário mínimo.

Sendo assim, veja quais são suas despesas mensais fixas e variáveis. Se você gasta 500 reais fixos e 200 reais com despesas variáveis, você precisa de, no mínimo, 700 reais por mês. Por isso, o ideal é que sua reserva de emergência seja superior a este valor. Pois, caso você perca o emprego, por exemplo, essa reserva te ajudará.

O post Como fazer uma reserva de emergência ganhando um salário mínimo? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.