Connect with us

Economia

Como ensinar educação financeira para crianças: veja dicas práticas e importantes

Publicado

on

Quanto antes ensinarmos aos nossos filhos ter uma relação adequada com o dinheiro, antes teremos jovens e adolescentes mais conscientes em poupar e gastar somente o necessário. Por isso que hoje, nó do Brasil 123  vamos dar dicas de como ensinar educação financeira para crianças: veja dicas práticas e importantes.

A maior dúvida dos pais e responsáveis é, quando iniciar a ensinar as crianças a controlar os seus gastos e como fazer. Por isso que as dicas que damos serão úteis.

Quando iniciar a educação financeira para as crianças?

A partir dos 5 anos, a criança começa a se dar conta de que para comprar qualquer coisa, ela precisa de dinheiro. Assim, esta é a melhor idade para começar a ensinar a criança a educação financeira.

Este momento é definitivo para criarmos futuros adultos que tenham uma relação saudável com o dinheiro ou adultos endividados.

publicidade

Veja bem: falamos em começar, pois é um processo que também precisa contar com o amadurecimento da criança.

Como ensinar educação financeira para as crianças?

Como ensinar educação financeira para crianças: veja dicas práticas e importantes neste artigo.

Use a estratégia da mesada

O valor da mesada deve ser analisado pelos pais de forma a ser suficiente para as despesas pessoais em cada faixa etária, bem como o seu período: semanal, quinzenal ou mensal.

A recomendação é de que você inicie com mesadas semanais, pois crianças menores não conseguem perceber o dinheiro em função do tempo. Com o passar do tempo, você pode espaçar mais o tempo em que a mesada é recebida pela criança.

publicidade

Não esqueça de dizer para a criança, o que ela precisa comprar com o dinheiro da mesada, para que ela comece a ter noção de peso e gasto.

Ajude a criança a controlar os seus gastos

Ajudando no controle dos gastos, a criança passa a perceber aquilo que é necessário, daquilo que é somente uma realização pessoal. O mundo do consumo está nos meios de comunicação, então, trabalhe a forma como a  criança irá lidar com isso.

Ensine a criança a guardar dinheiro para comprar desejos maiores

Aos poucos vá ensinando a criança que ela precisa guardar uma parte da mesada para no futuro comprar algo que seja mais caro, mais interessante para ela.

Então, trace planos com a criança para usar aquele dinheiro guardado no futuro. Assim, deixe a criança guardar o dinheiro e, dessa forma, ele controlará quanto falta para poder comprar aquilo que deseja.

Ensine a criança a consumir de forma consciente

A criança precisa criar a consciência de que precisa poupar para conseguir atingir os seus objetivos. Faça a criança perceber que você também precisa trabalhar para garantir o sustento e o conforto da casa.

publicidade

Assim, deixe para dar presentes mais caros em datas especiais. Então, ela conseguirá entender que não ganha presente quando quer, o presente precisa ser conquistado.

Seja o exemplo para a criança

Talvez essa seja a melhor dica. As crianças analisam bastante como os pais lidam com o dinheiro, e seguem o seu exemplo na vida.

Esperamos que estas dicas sirvam de inspiração para a sua criatividade em iniciar a educação financeira com os seus filhos.

O post Como ensinar educação financeira para crianças: veja dicas práticas e importantes apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.