Connect with us

Economia

Como economizar para investir mais no final do mês

Publicado

on

O brasileiro não tem o hábito de economizar, e muito menos possui a cultura do investimento. E essa prática precisa urgente de mudança. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos ensinar como economizar para investir mais no final do mês.

Antes de tudo, o brasileiro precisa evitar o endividamento e a inadimplência, que normalmente acontece pela ingerência do seu orçamento familiar. É preciso parar de pensar que “só mais esse gasto, depois vou economizar!!!”, ou “investir é para os ricos, pobre não consegue”.

Ambos os padrões já estabelecidos na sociedade brasileira fazem com que as pessoas continuem sempre endividadas e sem dinheiro para investir. A palavra-chave é: economizar. Mas como economizar?

Como economizar para investir mais no final do mês?

Vamos dar algumas dicas de como economizar para investir mais no final do mês.

publicidade

Analise as suas contas e os seus recebimentos

Anote as suas receitas, ou seja, o salário recebido no final do mês e as despesas mensais, separando as contas em fixas e variáveis. Para as contas fixas, avalie as contas que ocorrem todo o mês e são essenciais para o funcionamento de sua casa, como: água, luz, telefone, internet, transporte, entre outras.

Para as contas variáveis, considere aquelas que não possuem vencimento no final do mês, como: restaurante, delivery, roupas, calçados, entre outros.

Dê prioridade para o pagamento de contas fixas

Ao receber o salário, dê prioridade para o pagamento das contas fixas, afinal, ninguém quer ficar sem luz ou água, por falta de pagamento. Deixe para adquirir as contas variáveis de acordo com o que sobrar do seu orçamento, assim, as roupas e gastos não-essenciais podem ficar para depois da quitação dos gastos fixos.

Deixe separado um pouco de dinheiro para investir

Sempre que possível, inclua nos gastos fixos um valor (pode ser qualquer um) para realizar investimentos. Se você ao receber, já aplicar o valor destinado para investir, até a chegada do final do mês, seu dinheiro já renderá no mínimo por 20 dias.

Escolha um tipo de investimento que tenha liquidez diária, ou seja, resgate imediato, que se você precisar é possível fazer o resgate. Existem investimentos que exigem valor inicial de R$35,00. Economizar este valor todo mês é possível para qualquer um.

publicidade

Este primeiro investimento irá se chamar, reserva de emergência, que você poderá utilizar para resolver imprevistos que ocorrem no dia a dia, como por exemplo, conserto do carro, reforma da pia da cozinha, doença na família, entre outras situações. Todo mês, vá adicionando mais dinheiro nos investimentos, e verá que aos poucos você fará o seu dinheiro trabalhar por você.

Sempre que possível, inclua nos gastos fixos um valor para realizar investimentos – Reprodução AdobeStock

Faça uma revisão periódica sobre as suas despesas

Veja: quando você começar a investir, vai pegando o gosto pelo negócio, e vai querer sempre aumentar os aportes mensais de dinheiro, bem como, os rendimentos do seu dinheiro. Por isso, revise periodicamente as suas despesas e perceba quais ainda podem ser eliminadas ou reduzidas.

Você precisa garantir o seu futuro, a partir do seu presente. Quanto mais você demorar para começar, mais demorará para conseguir atingir os seus objetivos.

O post Como economizar para investir mais no final do mês apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy