Como economizar no supermercado? Confira dicas
Cada ida ao supermercado é um susto diferente no bolso do brasileiro. Isso porque a pandemia alterou muito a produção dos diversos produtos e, além disso, a alta do dólar e da energia elétrica encarecem os preços da maioria dos produtos. Nesse cenário, saber como economizar no supermercado pode salvar as suas finanças no final do mês.
E para fazer isso, algumas dicas são fundamentais para tentar buscar sempre o melhor preço e economizar sempre mais.
Como economizar na hora das compras?
Existem diversas dicas para você gastar menos na hora de fazer as suas compras do mês. Por isso, adotar todas ou a grande maioria das dicas pode ajudar você a ter maior controle das finanças e, claro, poder gastar em mais coisas durante o mês.
A primeira dica parece óbvia, mas muita gente não faz: aproveitar as promoções. Existem diversos motivos para os supermercados fazerem promoção. Dentre elas, o prazo próximo ao vencimento dos produtos, a busca por mais clientes, a fidelização dos clientes e a busca por queima de estoque estão nas categorias mais frequentes. Por isso, quando eles abaixo o preço, você consegue economizar bastante. Nesses momentos, você pode buscar comprar em quantidades superiores, de modo a ter mais estoque em casa de produtos que você precisa. Ao pagar menos e comprando mais, você evita compras recorrentes.
Isso porque quando você vai ao supermercado, é comum que você compre mais do que havia planejado. Por isso, tem como economizar comprando apenas na promoção e em grande quantidade. Lembre-se que quanto menos você voltar ao supermercado, melhor.
Outra dica é fazer uma lista de compras. Ao entrar no supermercado, você deve buscar apenas os produtos necessários. Isso porque uma passadinha no corredor das guloseimas pode elevar bastante o resultado final das compras. Por isso, busque sempre focar no que precisa, sem fazer voltas extras no supermercado.
Uma dica estranha, mas interessante
Além de todas as dicas acima, uma dica que é interessante – e cientificamente comprovada- é não ir ao supermercado com fome. Pode parecer estranho, mas é comprovado que compramos mais quando estamos com fome. E isso ocorre principalmente nos setores de guloseimas e padaria.
Por isso, buscar horários do início da tarde para ir ao supermercado ou ir logo depois do café da manhã são fatores que podem diminuir seus gastos.
Por último, uma ideia interessante é tentar organizar as finanças para fazer o rancho no final do mês. Isso porque o quinto dia útil é universal no recebimento dos salários. Dessa forma, os supermercados colocam os preços para cima nessas semanas, diminuindo os preços no final do mês para tentar manter as vendas. Por isso, tente sempre comprar os produtos essenciais no fim do mês. Essa é um excelente exemplo de como economizar trocando apenas os dias e as horas da ida ao supermercado.
Com essas dicas, é possível economizar de 20% a 30% por mês. Com o valor que sobra, você pode investir, comprar uma pizza, fazer uma viagem, enfim, fazer o que você desejar. Quando você gasta melhor, o dinheiro rende mais na sua mão e, quando ele sobra, muito provavelmente você vai querer mantê-lo em mãos.