Como devolver um Pix recebido por engano?

A adesão do PIX no Brasil foi rápida e, em pouco mais de um ano, a sua taxa de aprovação entre a população alcançou 85%, como demonstram os dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No entanto, à medida que mais pessoas utilizam a ferramenta de pagamentos rápidos, mais comum se torna a ocasião de golpes e falhas relacionados ao recurso.

Nesse meio tempo, o Banco Central precisou adotar algumas medidas de segurança visando diminuir a ocorrência de fraudes e enganos nas transferências, como notificações que apontassem tentativas de transferência rejeitadas e o bloqueio cautelar da conta até que seja provado que a suspeita não é uma tentativa de golpe. Uma das principais mudanças foi a opção de ‘devolução’, que pode ser adotada em casos específicos.

Como devolver o dinheiro?

A funcionalidade de ‘devolver’ está disponível, mas só pode ser iniciada pela pessoa que recebeu o valor. Para devolver um PIX que recebeu em uma transação indevida, não é preciso ter a chave de quem enviou o dinheiro cadastrada, basta seguir os passos abaixo;

  • Acesse o aplicativo do seu banco;
  • Selecione a operação recebida por engano;
  • Clique em ‘detalhes’;
  • Selecione ‘opções’ e por fim ‘devolver’.

Atenção! É importante conferir o seu saldo antes de realizar a devolução para confirmar que o dinheiro realmente estava na sua conta.

Como cancelar um PIX feito por engano?

A única maneira de cancelar uma operação pelo PIX é antes de finalizá-la, ou seja, antes de colocar a senha do seu aplicativo bancário para confirmar a transferência. Dessa forma, não é possível cancelar um PIX após concluído. Por este motivo é muito importante que os usuários prestem muita atenção e confiram os dados mais de uma vez antes de realizar a transação.

No caso de uma transferência realizada por engano, é preciso que o pagador entre em contato com quem recebeu o valor erroneamente, visto que a devolução só pode ser iniciada pelo receptor. No entanto, se não for possível identificar o usuário — como em casos de golpe —, existem alguns artifícios para auxiliar quem realizou a operação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.