Cheque especial: saiba o que é e porque ele cobra juros
O cheque especial entra de forma automática quando uma quantidade maior de dinheiro do que a que tem disponível na conta corrente é utilizada, deixando assim o saldo negativo.
Mesmo sem solicitar o crédito especial, também conhecido como limite da conta corrente, ele trata-se de um crédito que o banco deixa disponível e aprovado para uso. Para cancelar esse serviço você precisa entrar em contato com o banco e pedir o cancelamento do mesmo, de forma a aumentar o seu limite.
Esse tipo de crédito apresenta uma das maiores taxas de juros quando comparada com outros tipos de empréstimos. Tome cuidado!
Porque o crédito especial cobra juros?
Pelo fato do banco não saber com quanto tempo a dívida será quitada, ele aumenta a taxa de juros. Quando o limite da conta é atingido, ou seja, quando se gasta mais do que se tem, automaticamente você cai no crédito especial, de maneira fácil. Nos outros tipos de empréstimos, diferente do que acontece no crédito especial, o banco faz uma análise de crédito e define o valor que será emprestado e o prazo em que deverá ocorrer o pagamento.
Após usar o crédito especial, o pagamento da dívida se da quando for realizado um depósito na conta corrente. Por não saber quando receberá o valor que foi emprestado, o banco coloca taxas de juros altíssimas que vão subindo de forma rápida, até que a dívida seja paga.
Alguns bancos liberam por determinado tempo, cerca de dez dias, o crédito sem cobrar juros. Então, caso utilize o crédito, é necessário ficar atento ao prazo que é colocado pelo banco para que você não tenha que pagar juros muito altos.
Tome cuidado com o saldo real da sua conta e o seu limite! São coisas diferentes
Muitas vezes os bancos fazem você acreditar que possui mais dinheiro do que realmente tem, somando o saldo da conta corrente com o valor liberado no crédito especial. Para não ficar em dívida com o banco é necessário prestar atenção nas descrições dos valores, e saber o que é saldo e o que se trata do crédito especial.
Cheque especial: quando devo usar?
Em caso de emergência o crédito especial pode acabar ajudando. Em determinados episódios vale usar todo o limite da conta, lembrando que o melhor é devolver o dinheiro o mais rápido possível. Como os juros do crédito são muito altos, a dívida precisa ser paga de forma rápida, pois, quanto mais tempo ela demorar pra ser quitada, maior o valor que deverá ser pago.