Connect with us

Sem categoria

CGC e CNPJ são a mesma coisa? Saiba mais

Publicado

on

Os empreendedores costumam trabalhar em diferentes áreas do próprio negócio. No entanto, para poder desempenhar todas as funções de forma eficaz, é necessário aprender alguns conceitos básicos em cada área. Por exemplo, o que é CGC e CNPJ.

Aliás, no poder executivo, os empresários devem saber a diferença entre CGC e CNPJ. Você sabe responder essa pergunta? Não se preocupe! Agora é a hora de aprender com a matéria desta quinta-feira (28) do Notícias Concursos.

Qual é a diferença entre CGC e CNPJ?

Em 1964, o Ministério da Fazenda criou o Cadastro Geral de Contribuintes (CGC). Esse registro sempre foi obrigatório para pessoas jurídicas que operam no Brasil e para empresas internacionais que ali investem. No entanto, o CGC cresceu e se tornou CNPJ.

Em suma, o CNPJ é uma evolução do CGC. O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é o cadastro que legaliza, autoriza e realiza negócios. A mudança de um para outro unifica os cadastros de empresas que antes eram separados por estado, município, distrito federal e sindicato. Agora, o IRS mantém o controle centralizado.

publicidade

Quem deve solicitar?

Conforme mencionado anteriormente, esse registro é obrigatório para todas as empresas que operam no país. Após a abertura, a empresa ingressa no Cadastro Nacional e recebe um número de identificação.

No entanto, não são apenas as empresas que precisam ser registradas. O CGC/CNPJ também é obrigatório para:

Apartamentos e prédios registrados no registro de imóveis;
Grupos sociais e consórcios;
Associações de produtores rurais;
Clubes e fundos de investimento;
Notários e serviços notariais;
Fundos públicos e privados;
Candidatos a cargos políticos;
Desenvolvimento imobiliário;
Instituições bancárias estrangeiras que cooperam com bancos brasileiros.

CGC e CNPJ são a mesma coisa? Saiba mais – Canva Pro

Por que ter um CGC/CNPJ e formalizar o negócio?

Toda empresa deve estar cadastrada para ter um CNPJ. Além de obrigatória, a formalização do negócio traz uma série de vantagens para os empreendedores. Alguns deles são:

publicidade

Participar de negociações e licitações;
Emitir faturas e notas;
Pagar os impostos corretamente;
Regularização de pessoal.

Se você já iniciou um negócio, mas ainda não se registrou oficialmente, não se desespere. Você pode emitir um certificado e se disciplinar para continuar a atividade.

Saiba como é fácil fazer uma consulta

O cadastro de empresas é muito simples de consultar. Além disso, você pode usar o mesmo procedimento passo a passo para verificar se um novo fornecedor ou futuro parceiro está em dia com a Receita Federal:

Visite o site da Receita Federal;
Acesse a área “Consulta CNPJ”;
Acesse o sistema pelo próprio CPF;
Informe o número do CNPJ;
Então, verifique as informações fornecidas e, se necessário, acesse “Gerar PDF” na parte inferior da tela.

Agora que você entende a diferença entre CGC e CNPJ, pode agilizar sua formalização ou consultar as empresas que achar necessário. Assim, não perca mais tempo e tenha prejuízos.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy