Casa Verde e Amarela vai acabar em 2023? Entenda

O programa Casa Verde e Amarela pode estar comprometido para o ano de 2023. Isso porque o projeto de lei que trata do orçamento federal para o ano que vem prevê um corte de 95% nos recursos do programa. Isso quer dizer que o Governo Federal não dará dinheiro para a conclusão das obras, o que é um problema para quem comprou imóveis na planta.

Segundo levantamentos, mais de 140 mil moradias terão as obras congeladas caso o valor seja mantido. Por isso, hoje vamos falar sobre o que isso pode impactar na sua vida e como esse valor ainda pode mudar.

Casa Verde e Amarela sob ameaça

O programa Casa Verde e Amarela, criado por Jair Bolsonaro para substituir o Minha Casa, Minha Vida, está sob ameaça pelo próprio governo. Para 2023, o orçamento federal prevê um pagamento de R$ 34,1 milhões para a realização de obras e todas as outras funções do programa. Em 2022, o valor empenhado foi de R$ 665,1 milhões.

Com isso, cerca de 140 mil moradias terão as obras paralisadas, caso o valor se mantenha. Na prática, esse corte de verbas afeta as famílias de baixa renda, dado que o programa é voltado para essa classe social. Além disso, vale lembrar que o Casa Verde e Amarela é responsável pela criação de diversos postos de trabalho direta e indiretamente. Dessa forma, o corte de verbas não deve se manter.

Isso porque, no final das contas, é o Congresso brasileiro que decide quais serão os valores destinados à pasta. Por isso, especialistas sugerem que o valor deverá aumentar, mas que deve seguir menor que o valor de 2022. Dessa forma, quem quiser comprar a casa própria terá que procurar outros meios que não o Casa Verde e Amarela.

Foto: Reprodução

Como fazer para comprar a casa própria?

O corte de verbas do programa Casa Verde e Amarela fará com que os bancos privados sejam os principais parceiros dos brasileiros na hora de comprar a casa própria. Por isso, essa será a maneira mais fácil e confiável de ter um imóvel no ano de 2023. Vale lembrar que os bancos fazem o financiamento imobiliário com ou sem o Casa Verde e Amarela.

Contudo, o programa do Governo Federal tem diversas regras, que permitem o acesso a pessoas de baixa renda. No caso dos bancos privados, a análise de crédito dos clientes pode recusar o financiamento, o que retira o direito dos trabalhadores com menores salários de ter a casa própria. Além disso, os prazos do Casa Verde e Amarela normalmente são maiores que os prazos dos bancos privados.

Contudo, uma dica importante para quem quer comprar a casa própria nos bancos privados é ter um bom valor de entrada. Dessa forma, é fundamental ter um FGTS robusto, além de um valor separado para a entrada. Além disso, o FGTS futuro pode ser uma excelente opção. Elas também valem para o Casa Verde e Amarela, caso o programa seja retomado com maior força em 2023.

O post Casa Verde e Amarela vai acabar em 2023? Entenda apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.