Cartão de transporte para fazer compras: Rio de Janeiro pode adotar tecnologia
Já conhece o novo cartão de transporte do Rio? Então, Jaé!
Se você já se questionou se algum dia poderia usar o seu cartão de crédito como cartão de transporte no Rio de Janeiro, isso pode estar muito próximo de acontecer. Neste artigo, falaremos sobre este anúncio referente a este sistema que também substitui o RioCard.
Cartão de transporte carioca: conheça o Jaé
Um anúncio da Visa, a Dock e a JaÉ, nesta sexta-feira (21), traz o novo cartão de transporte que será usado no Rio de Janeiro. A intenção, é que ao fim da implantação o cartão também tenha utilidade para outros fins, como fazer compras.
E não pense que você terá que realizar compras dentro do ônibus, pois, o primeiro passo será implementar a função de pré-pago, e futuramente, a de crédito.
A princípio o cartão está disponível apenas para utilizar em passagens do BRT, mas em novembro deve ocorrer a expansão para outros transportes, como trens, metrôs, barcas e ônibus.
O que é o Jaé?
O Jaé é um novo sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte público do Rio de Janeiro. Ele foi criado pela Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Setran).
Dessa forma, o Jaé é um cartão recarregável que pode ser usado para pagar as passagens dos transportes, e futuramente pode funcionar em outros estabelecimentos como cartão de débito ou crédito.
Vale enfatizar que estamos falando de um sistema mais moderno e seguro do que o RioCard. Ele tem um chip que armazena as informações do usuário, o que dificulta o uso indevido do cartão. O Jaé também tem um sistema de cashback, que devolve parte do valor das passagens para o usuário.
A nova empresa responsável pelo cartão de transporte carioca, atuará no estado durante os próximos 12 anos. E embora seja uma novidade que apresenta melhoria para a população, a implantação do novo sistema precisou passar por disputas judiciárias.
O RioCard vai acabar?
O RioCard não vai acabar. Ele continuará funcionando por um tempo indeterminado, mas será gradualmente substituído pelo Jaé.
Além de ser mais moderno, o Jaé poderá oferecer mais benefícios e facilidades para os usuários. Além disso, este pode ser um momento que marca a desvinculação com os cartões físicos, por que? Explicamos melhor a seguir.
Como o Jaé vai funcionar?
O Jaé vai funcionar de forma muito semelhante ao RioCard. Os usuários poderão recarregar o cartão em qualquer loja RioCard, ou pela internet. Lembre-se que futuramente o cartão também poderá ser usado para pagar as passagens do transporte escolar, o transporte intermunicipal e o transporte especial.
Além de poder usar um cartão físico, os cidadãos poderão utilizar o próprio smartphone para realizar o pagamento de suas passagens.
Em um aplicativo próprio para o sistema, as pessoas podem monitorar o seu cartão e executar ações referentes a saldo e outros detalhes. O app está disponível tanto para iOS quanto Android, e após baixá-lo, basta criar sua conta e seguir as instruções para o uso.
Por que a mudança no cartão de transporte do Rio de Janeiro?
Para quem utiliza o transporte público todos os dias, aparentemente estava tudo bem com o sistema atual. Por outro lado, o governo atual no Rio de Janeiro não estava satisfeito com certos detalhes. A seguir, confira um pronunciamento do prefeito Eduardo Paes:
“O que vamos fazer é acabar com o famosa caixa preta no sistema de transporte do Rio de Janeiro. O novo sistema é terceirizado, mas o controle é total da Prefeitura. Todos os dados são disponibilizados paro a prefeitura e atualizados em tempo real.
Passaremos a saber a receita do sistema e a demanda de passageiros, além de também ter mais acesso a informações sobre o fluxo de passageiros da cidade. Com essa gestão mais eficiente e transparente, vamos poder dar mais atenção aos locais que precisam de transporte de qualidade“.
Assim, fica a recomendação do próprio governo para, se possível, realizar a atualização em relação ao novo sistema de cartão para transporte no Rio de Janeiro. Você também pode visitar o site oficial do Jaé para saber mais detalhes e retirar dúvidas.
Não deixe de ver também: Concursos públicos: governo anuncia 3 mil vagas nesta terça-feira