Cartão de crédito tem juros de até 370%

As dívidas com o cartão de crédito são mais comuns do que se imagina e, ao contrário do que se pensa, é possível sair dessa. Atualmente, dados do Serasa mostram que 28% dos endividados do Brasil devem para os bancos por conta do cartão. E os juros são altos: em alguns casos, a dívida pode ter um aumento de 370% no ano.

Por isso, é preciso ficar atento aos juros do cartão de crédito. Além disso, é recomendado que você organize as suas finanças para não dever para o banco ou, se for seu caso, para sair das dívidas.

Como organizar as finanças?

Ficar devendo para o cartão de crédito é uma das piores dívidas que uma pessoa pode contrair. Isso porque ela tem juros altíssimos e com o atual patamar da Selic essa dívida fica ainda mais cara. Por isso, uma dica bastante recomendada é que você opte sempre por pagar o seu cartão primeiro, antes até mesmo de outras contas importantes, mas que possuam taxas menores.

Isso porque as dívidas do cartão de crédito podem acabar com o seu orçamento por um bom tempo, ao passo que outras dívidas, com juros menores, atrapalham, mas causam estragos menores. Além disso, se você acha que a sua fatura está muito alta e ainda se perde com essa modalidade de pagamentos, especialistas sugerem o uso de cartões pré-pagos ou até mesmo que você cancele todos os seus cartões.

Com juros de até 370% ao ano, o cartão de crédito é a principal dor de cabeça de aproximadamente 28% dos brasileiros endividados. Atualmente, também existem outras formas de ter essa dívida, como o rotativo do cartão de crédito e até mesmo o cheque-especial, em alguns bancos. Além disso, é preciso lembrar que as multas também podem ser altas, a depender do valor da fatura atrasada.

Reprodução AdobeStock

Como renegociar a dívida do cartão de crédito?

Se você está devendo, é fundamental que você renegocie a sua dívida o quanto antes. Isso porque quanto mais tempo você atrasa o pagamento, maior ficará o seu saldo devedor. Com isso, a situação vai ficando cada vez mais complicada, o que não é um bom sinal para a sua vida financeira.

Por isso, o primeiro passo é saber o quanto você está pagando de juros nessa dívida. Posteriormente, entre em contato com o banco para saber quais as formas que eles dão para você quitar a dívida do cartão de crédito. Nesse processo, tente negociar taxas menores e parcelamentos mais extensos. Vale lembrar que tudo isso deve caber no seu orçamento, dado que atrasar uma renegociação pode ser ainda pior.

Após isso, o banco dará uma proposta melhor para você do que a dívida original. Dessa forma, você deve se comprometer em pagar essa nova dívida. Vale lembrar que você também pode encerrar o seu cartão de crédito a qualquer momento para evitar novos endividamentos.

O post Cartão de crédito tem juros de até 370% apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.