Caixa lança empréstimo com juros de 1,99% para grupo específico
A Caixa Econômica Federal lançou no início deste mês a linha de crédito Giro Caixa Transportes, específica para caminhoneiros. Com ela, os motoristas autônomos poderão antecipar o recebimento do frete, com até 120 dias de antecedência, através de empréstimos com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês, que pode variar de acordo com histórico de crédito do solicitante
Os fretes que poderão ser antecipados precisarão estar registrados nos sistemas das Secretarias da Fazenda, que têm como base a emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e). Esse documento é muito usado por empresas do ramo, que armazenam informações a respeito da carga e dos responsáveis pelo transporte.
O pagamento do empréstimo será em uma única parcela, com vencimento na data informada pelo responsável registrado no MDF-e. A contratação do crédito pode ser feita em um das agências da Caixa e está sujeita a avaliação de crédito. Quando o limite for aprovado, os empréstimos serão contratados pelo gerenciador financeiro do banco.
Mais renda aos caminhoneiros
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, esse novo serviço poderá oferecer mais renda para os caminhoneiros que passam por dificuldades grandes com o aumento do preço dos combustíveis.
No evento de lançamento do serviço, estavam presentes o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que afirmou que o novo programa da Caixa vai ajudar na redução dos problemas de infraestrutura e no transporte de cargas. Além dele também estavam presentes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro.