Alerta: você pode estar pagando boleto falso; saiba como evitar
Boleto falso: Serasa emite alerta sobre fraudes que afetaram milhões de brasileiros, envolvendo 3 em cada 10 boletos falsificados. Compreenda o funcionamento do golpe e veja orientações para se resguardar
Você já conhece a fraude do boleto falso? Trata-se de um golpe financeiro comum entre os criminosos virtuais. A vítima é induzida a pagar um boleto referente a um serviço ou produto, sem perceber que está enviando dinheiro a um golpista.
Frequentemente, essa fraude ocorre por e-mail, embora também existam casos registrados via correio. Nessa situação, o indivíduo recebe uma cobrança que pode variar desde uma compra fictícia até contas rotineiras, como água, luz ou internet.
Fique atento! Essa fraude é um dos delitos financeiros mais recorrentes na internet. Esse tipo de golpe tem prejudicado muitas pessoas que, acreditando estar quitando uma fatura de um produto ou serviço, acabam sendo ludibriadas e transferindo dinheiro a criminosos virtuais.
Além disso, é fundamental saber como detectar um boleto fraudulento, uma vez que esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum. Identificar o documento é o primeiro passo para se proteger de possíveis fraudes, especialmente aquelas que podem causar danos financeiros significativos. É importante observar, por exemplo, se a impressão apresenta uma aparência estranha ou diferente.
Dessa forma, é recomendável que as pessoas adotem medidas de precaução e tomem cuidado ao receber uma cobrança que apresente aspectos diferenciados, como formatação e estrutura atípicas do boleto. É preciso estar atento a erros de gramática ou digitação, bem como a letras de estilo diferente do habitual e um design amador ou pouco profissional.
Para ajudar a identificar se um boleto é legítimo ou não, a Serasa disponibiliza uma ferramenta que ajuda a confirmar a autenticidade do documento ou chave PIX. É possível acessar a plataforma Limpa Nome por meio do site ou do aplicativo. De acordo com a Serasa, cerca de 30% dos documentos pesquisados são falsos, o que destaca a importância de sempre verificar a veracidade dos documentos antes de efetuar o pagamento.
Golpe do boleto falso
De maneira similar, essas características estranhas também podem ser encontradas em cobranças enviadas por e-mail ou pelos correios. É importante ficar atento à aparência grosseira, com logotipos mal posicionados e ao endereço do remetente. É válido destacar que os fraudadores muitas vezes se passam por empresas e instituições verdadeiras para aumentar a credibilidade do golpe.
Por isso, se alguém suspeita que está sendo alvo de um golpe, é fundamental tomar algumas precauções, como examinar minuciosamente os detalhes da cobrança recebida. A princípio, é possível identificar facilmente o documento pela sequência numérica presente nele, conhecida como linha digitável.
Isso ocorre porque cada instituição financeira possui um código específico relacionado a ela. É possível fazer uma pesquisa na internet para verificar se a sequência numérica presente no boleto recebido corresponde ao banco em questão. Além disso, a numeração final do código de cobrança deve ser igual ao valor do pagamento.
Para identificar se um boleto recebido por e-mail ou correio é falso, a pessoa pode conferir a data de vencimento da fatura. É importante prestar atenção em situações em que o pagamento deve ser realizado com urgência, em cima da hora ou se a data de vencimento já passou.
O que é um boleto bancário
O boleto bancário foi regulamentado em 1993 e estabelecido como o método oficial de pagamento no Brasil. Anualmente, há cerca de 3,5 bilhões de operações que utilizam esse meio de cobrança. De acordo com o Banco Central, no primeiro trimestre de 2022, foram emitidos cerca de 2 milhões de boletos bancários no país.
A pessoa que deseja realizar o pagamento de um boleto não precisa estar vinculada a uma instituição financeira. As empresas utilizam esse método de cobrança devido às vantagens, como a facilidade de cobrar por um produto ou serviço. Muitas vezes, oferecem descontos para quem paga por meio desse sistema.
Curiosamente, o Brasil é o único país do mundo que utiliza o boleto bancário como forma de pagamento. Em países da Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, é possível pagar cobranças por meio de cartão de crédito, bancos online, carteiras virtuais, dinheiro em espécie, entre outras opções.
Existem três tipos de boletos bancários: o avulso, para quitar uma cobrança avulsa, cujo valor é compensado após três dias; o carnê, que permite o pagamento parcelado; e o depósito, comum entre os clientes de bancos digitais, em que o dinheiro é automaticamente depositado na conta ao realizar o pagamento.
Vantagens
Resumidamente, as vantagens de pagar por meio do boleto bancário incluem sua aceitação em todo o país, não exigir uma conta bancária ou cartão de crédito, e possibilitar o pagamento de impostos e tributos. Ele pode ser especialmente útil para pessoas que não sabem como utilizar cartões de crédito em compras online.
Outra vantagem do boleto bancário é a possibilidade de realizar o pagamento por meio de diversos canais, como a internet, aplicativos de banco, telefone, internet banking, caixas eletrônicos e casas lotéricas. Por fim, as empresas podem oferecer descontos para quem optar por essa forma de cobrança.
Leia mais: Saiba como realizar o parcelamento de boletos no PicPay