Bitcoin desvaloriza após China considerar moeda ilegal
A pressão sobre o bitcoin aumentou drasticamente durante a última madrugada (24), após a China reiterar sua posição – já bastante antiga – em relação aos criptoativos, à mineração e à negociação de criptomoedas no país.
Após a divulgação do comunicado, o preço do bitcoin despencou, retornando a patamares abaixo dos 42 mil dólares, com uma queda de aproximadamente 5% nas últimas 24 horas. Inicialmente, o próximo suporte a ser testado está na faixa dos 40 mil dólares, que pode ter força suficiente para frear o movimento de queda.
Uma série de quedas a partir do nível de resistência de 50 mil dólares refletem uma desaceleração no movimento de alta nesse mês. A tendência do médio prazo se enfraqueceu, apesar da possibilidade dos compradores do curto-prazo defenderem níveis de suporte mais baixos final de semana adentro.
O bitcoin é negociado por 41.074 dólares no momento, representando quedas de 5,47% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinMarketCap.
O índice de força relativa (RSI) no gráfico diário está saindo de níveis sobrevendidos na última semana, o que poderia limitar a pressão vendedora.
A média móvel de 100 períodos em 40 mil dólares pode promover o suporte no curto-prazo. Se ultrapassada, o próximo nível de suporte é visto próximo de 36 mil dólares, o que é a metade da variação de preço nos últimos quatro meses.
A resistência continua forte acima de 46 mil dólares, conforme compradores continuam a realizar lucro.
O que são os bitcoins?
Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, sendo um dinheiro eletrônico para transações ponto a ponto.
O Bitcoin permite transações financeiras sem intermediários, mas verificadas por todos usuários (nodos) da rede, que são gravadas em um banco de dados distribuídos, chamado de blockchain, uma rede descentralizada.
Isto é, uma estrutura sem uma entidade administradora central, o que torna inviável qualquer autoridade financeira ou governamental manipular a emissão e o valor da criptomoeda ou induzir a inflação com a produção de mais dinheiro.
No entanto, grandes movimentos especulativos de oferta e demanda influenciam na oscilação de seu valor no mercado de câmbio, sendo definido livremente durante as 24 horas do dia.
No âmbito financeiro e contabilístico internacional, semelhante ao ouro, o Bitcoin pode ser enquadrado em alguns termos: ativo especulativo (bem material), dinheiro commodity (mercadoria), unidade de conta (bem de troca) – por ser empregado como meio de troca e por possuir uma escassez relativa além de cotação própria – que agregada à abreviatura XBT tenta enquadrar-se na ISO 4217, código que representa moedas correntes.