BDR: os segredos que nunca contaram para você
Se você quer investir em empresas estrangeiras, a primeira opção que vem à sua mente são os BDR. Isso porque o acesso facilitado a mais de 700 empresas é uma realidade e a B3 vem buscando trazer cada vez mais opções de ativos.
Apesar disso, tem uma verdade que nunca contaram para você que pode fazer diferença nos seus rendimentos no longo prazo.
O que são BDR
BDR são recibos brasileiros com lastro em ações americanas. Com isso, um banco custodiante compra a ação lá fora e vende um recibo para você. Dessa forma, o ativo é, na prática, a mesma coisa que uma ação.
Apesar disso, como o banco compra o ativo em dólar, o BDR sofre com a variação da moeda americana. Com isso, você pode ganhar com a valorização do ativo e a valorização do dólar. E se você está pensando que se o dólar subiu e a empresa subiu mais ainda você terá rendimentos maiores, está enganado. E eu vou explicar.
Mas antes, é importante informar que os BDR têm liquidez menor que os ativos da bolsa. Com isso, é mais difícil comprar e vender a grande maioria dos BDR. E isso faz total diferença.
Apesar dos contras, você pode investir em ações de grandes companhias, como Apple, Microsoft, Tesla, entre muitas outras. E isso pode ser uma forma de diversificar o seu patrimônio em diferentes moedas, diferentes empresas e países.
O segredo que não contaram para você
Apesar de parecer bonito, o BDR tem alguns segredos que escondem taxas e que afetam a sua rentabilidade. Com isso, você pode estar perdendo rendimentos no longo prazo.
Isso porque os BDR tem o chamado market maker. Dessa forma, quando você tenta comprar um BDR mas ninguém está vendendo, o banco custodiante vende a ação para você. E nessa parte, o banco pode cobrar mais do que o mercado realmente está cotando. Essa é a primeira forma de você perder rentabilidade. Nessa parte, o banco vende por mais e recompra por menos. E quem ganha não é você.
Na outra parte, o market maker fica com uma taxa de 3% a 5% sobre os dividendos pagos pela empresa internacional. Dessa forma, você não vai receber os dividendos integrais, o que pode fazer diferença, principalmente em quantidades maiores de ações.
No longo prazo, ainda, a liquidez vai afetar os seus rendimentos. Isso porque a liquidez reduzida aumenta o spread do ativo. Isso quer dizer que enquanto a empresa subiu 5% lá fora, aqui ela vai subir 4,9%. E isso, durante o tempo, vai fazer diferença, como na imagem acima. E dessa forma, você também deixa de ganhar dinheiro.
Por isso, antes de investir em BDR, é importante analisar a liquidez. Um número bacana de operar é apenas BDR com R$600.000 ou mais de liquidez nos últimos 12 meses. Isso vai diminuir muito as chances de você perder dinheiro com spreads, taxas de dividendos e market makers.