BB Está avaliando consignado do auxílio Brasil

O presidente do Banco do Brasil (BB), Fausto Ribeiro, disse que em conjunto com a Caixa Econômica Federal, vai avaliar as condições, os prazos e os riscos de uma possível oferta de empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Nesse sentido, o Presidente do BB destacou que o Banco fará uma análise extremamente técnica e que não chegou ao Banco nenhum pedido para que o Banco então oferecesse essa linha de crédito.

Uma avaliação de risco será realizada de forma técnica

Conforme o próprio presidente da instituição, Fausto Ribeiro, aqueles que recebem o benefício da Prestação Continuada (BPC) poderão contratar o crédito consignado junto à instituição. Além disso, ao avaliar os riscos envolvidos, o Presidente destacou o seguinte:

“Estamos buscando alternativas e se acharmos que devemos entrar, com condições satisfatórias de risco, certamente entraremos”. Ribeiro também destacou a solicitação feita pelo então presidente Bolsonaro:

“O presidente pediu para todos os bancos olharem para esse público e que levassem consideração a vulnerabilidade dessas pessoas. Isso faz parte da nossa análise e a prestação (do consignado) tem que caber no bolso das pessoas para fazer sentido e trazer retorno aos nossos acionistas. Esta é a posição que será considerada”

Bancos privados não irão oferecer essa linha de crédito para o Auxilio Brasil

Os maiores bancos privados do país como: Bradesco, Itaú e Santander, além de bancos digitais como Nubank e BMG não irão oferecer esse consignado. Para essas instituições o risco envolvido é muito alto, tanto para instituição quanto para o cliente. Dado que o auxílio deve ser pago até dezembro deste ano e não há um teto de juros estabelecido.

Ainda segundo o presidente do Bradesco, Ocatavio de Lazari, essa linha de crédito não deve ser disponibilizada dado que o benefício é ofertado para pessoas com dificuldades financeiras. Ou seja, em situação de vulnerabilidade, dessa forma, o banco optou por não disponibilizar esse crédito.

Bancos estão preocupados com Inadimplência

Os bancos nesse primeiro semestre tiveram aumento na inadimplência, e a tendência é que com a alta de juros a situação deve continuar ou até mesmo piorar. Nesse sentido, o próprio Banco do Brasil já espera um crescimento no índice de inadimplência em operações consideradas arriscadas.

Nesse sentido, o presidente do Bradesco destacou que essa operação não seria nem boa para a instituição, nem mesmo para o cliente, segundo suas próprias palavras: “Em vez de ser uma boa operação para o banco e o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar”

Governo já regulamentou as condições do consignado para o Auxílio Brasil

A regulamentação dessa linha de crédito ocorreu na última sexta-feira (12) através de uma publicação no diário oficial da união. Com isso, a lei número 14.431 que viabiliza essa linha de crédito, já havia sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 3 de agosto, prevendo descontos diretos na parcela mensal do benefício.

Além disso, o beneficiário poderá ainda ter mais de um desconto de empréstimo ou financiamento, desde que não seja superior ao previsto em lei. Por fim, para liberação do empréstimo consignado aos beneficiários do Auxilio Brasil, resta apenas uma regulamentação que virá do Ministério da Cidadania.

O post BB Está avaliando consignado do auxílio Brasil apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.