Bancos tradicionais ou contas digitais: o que vale mais a pena?
Na hora de escolher um banco para usar, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre por onde começar. Contudo, o que pouca gente sabe é que existem serviços diferentes para perfis diferentes de clientes. Com isso, é preciso entender os serviços que você mais quer usar e, a partir daí, decidir entre os bancos tradicionais ou contas digitais.
Por isso, hoje vamos tirar a sua dúvida sobre o que escolher. Para isso, vamos abordar alguns fatores relevantes na hora de você escolher o seu banco tradicional ou conta digital. Dessa forma, você terá sempre o melhor serviço, que será adequado ao que você precisa.
A diferença entre bancos tradicionais e contas digitais
Bancos tradicionais e contas digitais vêm tendo cada dia menos diferenças entre si. Isso porque os novos bancos, sem agências, nasceram para serem totalmente digitais. Por outro lado, a pandemia acelerou a transferência de burocracias físicas para as manuais, o que atingiu em cheio os grandes bancos. Contudo, ainda existem diferenças.
Isso porque, nos bancos tradicionais, você ainda pode contar com agências para saque de valores, conversa com gerentes, além de poder negociar, de forma mais próxima, as taxas dos financiamentos imobiliários e demais transações de alto valor acumulado. Contudo, os serviços básicos, como cartões de crédito, pagar contas, entre outras coisas, seguem os mesmos moldes das contas digitais. Por isso, a forma como você usa os bancos digitais e os bancos tradicionais não mudará de forma acentuada.
Por outro lado, as pequenas diferenças se refletem nos custos para os clientes. Isso porque os bancos tradicionais, mesmo com o fechamento de agências e demissão de funcionários, ainda possuem uma estrutura muito grande, se comparada com as contas digitais. Dessa forma, as taxas dos “bancões” tendem a ser muito maiores que as taxas dos bancos que atuam apenas de forma online.
Foto: Reprodução
Mas qual escolher?
Não existe um certo e um errado na hora de escolher entre um banco tradicional e contas digitais. Isso porque cada tipo de serviço atende um perfil específico de clientes. Dessa forma, você deve pesquisar aquilo que fica melhor para a sua realidade, levando em consideração algumas pontuações que falaremos aqui.
A primeira delas é se você faz questão de ter contato pessoal com as pessoas do banco. Nas contas digitais, isso é inviável. Nos grandes bancos, isso ainda é uma realidade. Além disso, se você pretende ter empréstimos ou contratar financiamentos imobiliários, na grande maioria das vezes as contas digitais possuem taxas menores. Com isso, é importante se atentar a isso.
Por último, os bancos tradicionais tendem a ter mais benefícios nos seus cartões de crédito, o que torna mais vantajoso para o cliente que busca esses serviços. Além disso, essas empresas tendem a ter serviços mais completos que as contas digitais, algo que vem ficando menos evidente ao longo do tempo.
Dessa forma, a recomendação continua sendo a mesma: é preciso sentar e pesquisar. Na hora de ter um banco, é preciso contar com todos os serviços que você pretende utilizar, além de ter taxas que sejam compatíveis com o mercado e que caibam no seu bolso.
O post Bancos tradicionais ou contas digitais: o que vale mais a pena? apareceu primeiro em Brasil123.