Bancos digitais vão antecipar o 13° salário? Saiba a verdade!
O 13º salário ou gratificação natalina é pago todos os anos aos trabalhadores que atuam com carteira assinada. O benefício – que dá direito ao recebimento extra de 1/12 do que é pago em folha ao empregado – foi implementado no país em 1962, por meio da Lei 4.090/62, durante o mandato do presidente João Goulart.
Por ser repassado apenas no fim do ano, muitos trabalhadores decidem antecipar o recebimento dos recursos por meio de empréstimos realizados nos principais bancos do país.
Com a chegada das fintechs no mercado atual, que prometem menos taxas de juros em seus serviços, muitas pessoas querem saber se algumas das principais empresas do segmento, como o Nubank, o Inter e o C6 Bank, oferecem a opção de antecipar o 13º salário e se há vantagens nesse tipo de transação.
O que é a antecipação do 13º salário?
Pago anualmente, o 13º salário é repassado aos trabalhadores no final do ano, com o pagamento sendo realizado em uma ou duas parcelas. Algumas empresas podem efetuar os repasses com antecedência, sem necessariamente aguardar esse prazo.
Já no caso da antecipação, o banco ou instituição financeira empresta o dinheiro antecipadamente ao trabalhador que depois deve devolvê-lo integralmente e com o acréscimo de juros. O repasse ao banco é feito geralmente em dezembro, assim que o dinheiro é depositado na conta do solicitante.
Certas instituições não oferecem o adiantamento de 100% do 13º salário a ser recebido, mas sim um limite pré-aprovado que varia de pessoa para pessoa – assim como os juros cobrados. Sobre eles, vale dizer, o valor costuma ser menor em comparação às linhas de crédito tradicionais, visto que a antecipação é de curto prazo.
Mas, afinal, é possível antecipar o 13º salário no Inter, Nubank ou C6 Bank?
A resposta é não. Até o momento, nenhuma das instituições oferecem a opção de adiantar o 13º salário por meio de empréstimos. Somente bancos tradicionais costumam oferecer o serviço, como o Santander, o Itaú Unibanco e o Banco do Brasil.
Além disso, nem sempre é vantajoso solicitar o adiantamento da gratificação natalina, visto que o valor pago pelo adiantamento será maior que o recebido pela empresa. Neste caso, a contratação só vale a pena em caso de emergência para questões de saúde ou pagamento de dívidas.