Banco Pan confirma vazamento de dados dos seus clientes
O Banco Pan confirmou que houve uma fragilidade no seu sistema de segurança e que acabou permitindo o vazamento de dados de diversos clientes. Ainda assim, o Pan ressaltou que os dados completos do cartão e senhas não foram expostos. A confirmação do ocorrido se deu na última sexta-feira (15), através da plataforma que fornece tecnologia.
De acordo com o Banco Pan, o que possibilitou o vazamento dos dados foi uma cópia não autorizada dos dados cadastrais e de limite disponível, além do saldo devedor que foi exposto, como dados completos do cartão, senhas ou qualquer outro dado que possa ocorrer em expor a vida financeira de clientes.
Até o momento, não foi informado o número total de clientes do Banco Pan que tiveram os seus dados vazados. De acordo com a instituição financeira, já são mais de 17 milhões de clientes em sua base atualmente.
Como saber se não houve comprometimento da conta?
Segundo as informações do Pan, não houve comprometimento de nenhuma conta corrente durante o período em que o sistema se encontrou indisponível ou que houve uma invasão à infraestrutura do banco. Também foi informado que vários protocolos de segurança foram ativados, o que permitiu que não houvesse o comprometimento de conta corrente do Banco Pan.
Logo após o início das invasões, o banco informou que foram ativados todos os protocolos de segurança disponíveis, que trabalhou para corrigir os problemas de vulnerabilidade e realizar uma análise completa do nível de segurança da empresa. Até o presente momento, o Banco Central não deu mais informações sobre o ocorrido.
O que os clientes do Banco Pan devem fazer após o vazamento de dados?
Vazamento de dados tem sido cada vez mais comuns no Brasil. Esse tipo de situação pode ocorrer por falhas na organização responsável por guardar os dados, tanto em uma empresa privada como também em um banco público, ou por uma invasão cibernética que foi o que de fato ocorreu com o Banco Pan nesta semana.
Uma vez que os seus dados forem vazados, pessoas com más intenções podem se passar por você para efetuar alguma compra, como adquirir um cartão de crédito ou solicitar um empréstimo bancário, entre outras transações que podem terminar com a sua vida financeira.
Ao sinal de qualquer possibilidade de invasão de dados, o primeiro passo a se fazer é registrar um boletim de ocorrência e comunicar aos órgãos de proteção e privacidade, como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Mais tarde, a Pan negou que o número que foi anunciado por supostos hackers estivesse correto. Houve um trabalho para apurar qual o possível paradeiro dos dados que foram vazados dos clientes.
Uma informação circulou pelas redes sociais, onde se informava que os hackers haviam tido acesso a 22 milhões de contas vinculadas ao Banco Pan. Porém, conforme o relatório mais recente e que é referente ao quarto trimestre de 2021, a instituição tem no máximo 17 milhões de clientes.