Connect with us

Sem categoria

B3: estratégia multicloud com parcerias relevantes no mercado

Publicado

on

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) firmou parceria com Microsoft e Oracle para migração de sistemas para a nuvem, de acordo com informações oficiais.

B3: estratégia multicloud com parcerias relevantes no mercado

Conforme divulgação oficial realizada na data desta publicação, 11 de maio de 2022, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) assinou contratos de parcerias estratégicas com a Microsoft e com a Oracle para migração de seus sistemas para a nuvem num prazo de dez anos.

Modernização das plataformas da Bolsa de Valores 

De acordo com informações divulgadas pela própria Bolsa de Valores do Brasil (B3), a parceria tem como objetivo acelerar a transformação digital da bolsa, alavancar a modernização de plataformas, desenvolver produtos e serviços e sobretudo desenvolver novas tecnologias que hoje não estão disponíveis para operações de mercado financeiro.

Projeto faseado

O trabalho será feito em duas grandes fases, definidas a partir do estudo que a Bolsa de Valores do Brasil (B3) fez das características de seus sistemas e das necessidades dos nossos clientes. 

publicidade

A primeira fase projeta a migração sistêmica em nuvem 

Conforme informações oficiais, na primeira fase, com horizonte de até cinco anos, serão migrados para a nuvem sistemas que atualmente têm maior adaptabilidade a esse ambiente como o gravame de veículos, a Clearing de câmbio, Banco Bolsa de Valores do Brasil (B3), seguros, balcão, entre outros.

A segunda fase objetiva novas tecnologias 

Na segunda fase, após os primeiros cinco anos, a parceria da Bolsa de Valores do Brasil (B3) com a Microsoft e a Oracle terá como foco o desenvolvimento de novas tecnologias para migração de sistemas onde hoje não há soluções já construídas e prontas no mercado.

A parceria mudará a forma de a Bolsa de Valores do Brasil (B3) desenvolver novos sistemas, passando a priorizar cloud first.

Microsoft e a Oracle: confiabilidade, resiliência e segurança de nuvem

De acordo com a Bolsa de Valores do Brasil (B3), a Microsoft e a Oracle foram escolhidas para essa parceria pelo fato de que as duas empresas vêm investindo e avançando significativamente em inovação, desempenho, confiabilidade, resiliência e segurança de nuvem. 

Além disso, ambas têm o compromisso global para desenvolvimento de produtos e serviços para os mercados financeiros e de capitais.

publicidade
A potencialização da parceria técnica de interoperabilidade de nuvem

Um importante para a parceria firmada pela Bolsa de Valores do Brasil (B3) é o fato de que a Microsoft e a Oracle já possuem entre si uma parceria técnica de interoperabilidade de nuvem;  esse trabalho integrado possibilita à B3 implementar uma estratégia multicloud, trazendo a solução com a melhor segurança e robustez disponível no mercado, destaca a própria instituição.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.