Auxílio Taxista: veja o que fazer se você não recebeu
O Governo Federal aprovou uma série de medidas de transferência de renda no final do mês passado. Além do aumento da parcela do Auxílio Brasil e do vale-gás, e a criação do Auxílio Caminhoneiro, o Auxílio Taxista também entrou em vigor. Contudo, a primeira parcela dos benefícios já foi paga, apesar de algumas pessoas ainda não estarem com os valores na conta.
Por isso, hoje vamos falar sobre os requisitos que você deve cumprir para ter acesso ao Auxílio Taxista, bem como falar o que fazer se você não recebeu o dinheiro.
Auxílio Taxista: regras e valores
As informações referentes ao Auxílio Taxista ficaram bastante difíceis de entender, principalmente porque, na maioria dos programas, o beneficiário precisa se cadastrar. No caso desse programa, os contemplados não tiveram que fazer nada e, exatamente por isso, a falta de recebimento dos valores prejudica que o taxista tome alguma atitude para normalizar o benefício.
Contudo, foram as prefeituras que enviaram os dados dos taxistas cadastrados ao Governo Federal. Dessa forma, a primeira rodada de pagamentos aconteceu na última terça-feira, 16 de agosto. O primeiro pagamento do Auxílio Taxista contemplou duas parcelas: a de julho e a de agosto. Com isso, ela será a rodada de pagamentos com o maior valor para o beneficiário e o valor irá apenas àqueles nomes que constam nas listas enviadas pelas prefeituras.
Para ter acesso ao Auxílio Taxista é preciso estar com CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizados. Além disso, é preciso ter o registro da profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022. Ainda, é fundamental ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional e ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade. Dessa forma, até mesmo taxistas sem carro próprio têm direito ao Auxílio Taxista. O valor é de R$1 mil por parcela.
Foto: Unsplash
O que fazer se você não recebeu o dinheiro?
Para ter acesso ao valor, primeiramente é preciso ter cumprido todas as regras citadas acima. No caso do descumprimento, o benefício é automaticamente cancelado. A boa notícia é que se você cumpriu todas as regras, ainda pode receber o dinheiro do Auxílio Taxista. Isso porque haverá uma segunda rodada de pagamentos, que acontecerá em breve.
Isso porque algumas prefeituras enviaram os dados dos beneficiários com atraso. Por isso, serão duas rodadas de pagamentos referentes à primeira e à segunda parcela. Dessa forma, você ainda pode receber os valores no dia 30 de agosto, que será quando o Governo Federal pagará os R$2 mil para os taxistas faltantes.
Antes dessa data, você pode ir até a prefeitura da sua cidade e verificar o seu caso individual, vendo se faltam documentos que comprovem a sua profissão. Vale lembrar que o valor do Auxílio Taxista será pago de forma automática através do Caixa Tem, com contas abertas pelo próprio governo.
O post Auxílio Taxista: veja o que fazer se você não recebeu apareceu primeiro em Brasil123.