Auxílio Caminhoneiro: veja como resgatar o benefício

O Auxílio Caminhoneiro já tem as datas de pagamento definidas e também já possui o passo a passo para que os beneficiários resgatem o valor. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a expectativa é de beneficiar pelo menos 900 mil profissionais com o benefício. Dentre as pessoas que vão receber, estão os profissionais autônomos que se encaixam em algumas regras.

Por isso, hoje vamos falar sobre quem recebe o Auxílio Caminhoneiro e como os beneficiários podem ter acesso ao valor. Vale lembrar que os pagamentos têm data marcada e você deve ficar atento a isso para não perder o prazo.

Quem recebe e quando chega o valor?

O Auxílio Caminhoneiro faz parte de uma série de benefícios que o Governo Federal aprovou para driblar a alta da gasolina. Isso porque há alguns meses o preço dos combustíveis estavam nas alturas, atingindo patamares recordes. Mesmo que hoje ainda estejam caros, perto da média histórica dos preços, o litro do combustível está bem mais barato.

Com isso, recebem o Auxílio Caminhoneiro quem estiver devidamente cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até 31 de maio de 2022. Além disso, os beneficiários devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizada e um CPF válido. Vale lembrar que o pagamento é feito por cada CPF. Dessa forma, não importa quantos veículos o beneficiário tenha em seu nome, ele receberá apenas uma parcela fixa.

Além disso, profissionais que estão cadastrados como MEI Caminhoneiro também podem receber o valor. Ainda, quem com o cadastro “pendente” ou “suspenso” na ANTT ainda podem se regularizar. Isso porque mensalmente o Ministério do Trabalho e da Previdência fará análises para incluir novos beneficiários. Ao todo, serão 6 parcelas pagas em 5 rodadas de pagamentos. A primeira e a segunda parcela caem na próxima terça-feira, 9.

Imagem: Portal de Pinhal

Como ter acesso ao dinheiro do Auxílio Caminhoneiro?

Como de costume, a Caixa Econômica Federal será a responsável por intermediar o pagamento dos benefícios aprovados pelo Governo Federal. Dessa forma, assim como aconteceu no saque extraordinário do FGTS, todos os beneficiários terão uma conta aberta automaticamente no Caixa Tem. Se o cidadão já tiver a conta, o valor cairá nela.

Assim, o governo utilizará o CPF do cidadão para fazer os pagamentos. Em caso de ser uma conta nova, é preciso baixar o aplicativo do Caixa Tem. Depois disso, basta clicar em “Criar cadastro” e informar o número do CPF, número do celular, endereço e data de nascimento. Ao receber o SMS na conta, informe no aplicativo o código. Lembre-se de quem ninguém da Caixa, ou de qualquer outro banco, pedirá esse código para você. Depois de colocar o código, crie a sua senha e libere o primeiro acesso. Com isso, você já verá o valor do Auxílio Caminhoneiro, caso acesse o aplicativo na data do pagamento.

Depois disso, você pode usar o valor do benefício para pagar contas, colocar combustível no seu transporte ou fazer quaisquer gastos que você precise. Isso porque o Auxílio Caminhoneiro não para uso obrigatório nos combustíveis, mesmo que seja a finalidade do benefício.

O post Auxílio Caminhoneiro: veja como resgatar o benefício apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.