Auxílio Brasil: que dia será liberado o consignado?

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é aguardado por alguns, mas muito temido por outros. De qualquer forma, o cidadão ainda não sabe a partir de quando poderá ter acesso a esse novo benefício. Além disso, muitos ainda não sabem como poderão pedir o empréstimo, dado que nem todas as instituições farão essa operação.

Por isso, hoje vamos falar sobre quando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil será liberado. Além disso, vamos abordar as três instituições que farão a operação para os beneficiários, de modo a procurar a melhor taxa dentre elas.

Quando começa o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma das maiores polêmicas do ano. Isso porque muitos veem como positiva a inclusão de um novo benefício ao Auxílio Brasil, ao passo que outros dizem que essa é uma grande armadilha para quem quer pegar o dinheiro emprestado. De qualquer forma, quem quer ter acesso ao dinheiro ainda aguarda a liberação do Governo Federal.

Contudo, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil já está assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e entrará em vigor após a liberação do Ministério da Cidadania. Atualmente, essa é a última etapa que falta, dado que o ministério precisa lançar a regulamentação. Mesmo sem data para fazer isso, o ministro Ronaldo Bento já veio a público informar a previsão de que o crédito seja liberado até o início do mês de setembro. A data exata não foi divulgada.

Após a liberação, ainda é preciso que os bancos se adequem à operação e tenham acesso aos portais do governo para solicitar o pagamento automático. Por isso, é esperado que a operação comece, de fato, apenas na segunda quinzena do próximo mês.

E para retirar o valor do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o cidadão tem, até agora, apenas três opções.

Foto: Unsplash

Onde pegar empréstimo com o Auxílio Brasil?

Nem todos os bancos gostaram da ideia de fazer parte do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Na verdade, a grande maioria deles ficou de fora e, por isso, diminuem as possibilidades de o cidadão ter uma taxa mais baixa. Vale lembrar que grandes bancos ficaram de fora, como o Itaú, o Santander e até mesmo o Bradesco. Nubank e Banco Inter também não vão aderir.

Na verdade, apenas a Caixa Econômica Federal, o Banco Safra e o Banco Pan aderiram ao programa. Com o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, é esperado uma taxa de juros média alta, de acordo com simulações feitas com essa modalidade para os funcionários públicos. Por outro lado, especialistas dizem que pode não ser uma ideia tão boa assim aderir ao programa.

Isso porque a parcela do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é descontada automaticamente do benefício. Com isso, o cidadão receberá um valor menor na conta, o que pode prejudicar o pagamento de suas despesas mensais. Por isso, especialistas sugerem cautela na hora de aderir ao empréstimo, dado que isso pode atrapalhar as finanças pessoais.

O post Auxílio Brasil: que dia será liberado o consignado? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.