Assessoria de investimentos: saiba se vale a pena

O mercado financeiro está cheio de oportunidades para os investidores que querem multiplicar seu dinheiro. Contudo, muitos não sabem nem como começar. Para isso, uma assessoria de investimentos pode ajudar você.

Contudo, você deve saber se ela é viável para o seu caso e se você, de fato, precisa delas.

O que é uma assessoria de investimentos?

Assessoria de investimentos é uma empresa que ajuda você a investir melhor e a conhecer produtos do mercado financeiro. Além disso, é comum que essas empresas gerem relatórios periódicos para você acompanhar seus rendimentos.

Dessa forma, um profissional devidamente certificado ajudará você do início até os últimos passos do seu investimentos. Com isso, ele vai mapear o seu perfil de investidor, a sua vida financeira e tudo que engloba as suas finanças e vai fazer um plano completo. Assim, esses profissionais atuam desde a negociação de dívidas até os investimentos mais avançados.

Com isso, uma assessoria de investimentos atua na sua vida de ponta a ponta, deixando a sua vida financeira mais saudável, o que gera liberdade para você. Apesar disso, elas cobram uma taxa para isso, e é esse detalhe que você deve ver.

IPCA Ibovespa
Foto: Pexels

Como funciona na prática?

Uma pequena história: você chega na assessoria de investimentos e fala que quer investir. O profissional vai fazer diversas perguntas e, alguns dias depois, enviará ao seu e-mail um plano completo da sua vida financeira.

Dessa forma, ele precisa saber de todas as suas informações. A troca é mútua: você fala tudo e ele dá o melhor plano para você. Esquecer de informações importantes podem comprometer todo o processo.

Com as dívidas pagas e controladas, a assessoria de investimentos começará a atuar na sua reserva de emergência. Após isso, vai começar a investir em outros produtos. Por isso, o principal é saber que tudo é um processo, que pode demandar alguns meses para começar a, de fato, fazer efeito. A paciência deve ser a companheira de vocês o tempo todo.

Vale a pena?

Sim, sempre! Isso porque uma assessoria financeira, apesar de cobrar taxas, vai dar mais tranquilidade à sua vida. Gradativamente, você começa a não precisar se preocupar com as finanças, já que um profissional fará isso por você.

Dessa forma, seu trabalho é apenas aportar os valores na corretora escolhida pelo assessor. O resto ele faz. Além disso, ele sabe exatamente os melhores produtos do mercado para o momento, de acordo com a estratégia acordada por vocês nos encontros. Assim, vocês seguirão fielmente uma estratégia, sem que você caia nos vieses.

Contudo, você pode, sim, investir de forma autônoma. Porém deve ficar ciente de que precisará estudar o mercado, os ativos e ter uma estratégia de investimentos. Se você não quer se preocupar em saber de tudo isso, talvez uma assessoria de investimentos seja ideal para você.

Antes de começar, veja se o profissional é experiente, se tem as certificações necessárias e, claro, qual a taxa cobrada. Isso porque taxas altas podem comer seus rendimentos no longo prazo. Com isso, os custos devem ser bons para você e para o assessor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.