Connect with us

Sem categoria

As projeções sobre os preços internacionais de petróleo

Publicado

on

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), as projeções acerca de eventos futuros  refletem a visão da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no âmbito do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031), como as projeções sobre os preços internacionais de petróleo.

As projeções sobre os preços internacionais de petróleo

As projeções do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031) envolvem uma ampla gama de riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos e, portanto, as informações contidas neste documento não são garantia de realizações e acontecimentos futuros. 

Sobre a empresa de pesquisa energética

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer ações e tomadas de decisão que possam ser realizadas por agentes econômicos ou qualquer pessoa com base nas informações contidas no documento, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

A conjuntura da indústria mundial do petróleo

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031) destaca temas importantes, como a conjuntura da indústria mundial do petróleo, as projeções de preços internacionais de petróleo, a análise do horizonte decenal e outras considerações. A conjuntura da indústria mundial do petróleo abrange a demanda mundial de petróleo, o histórico recente dos preços do petróleo e outros aspectos.

publicidade

Demanda mundial de petróleo 

Sobre a demanda mundial de petróleo por país, setor e combustível, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031) destaca que o setor de transportes é o principal consumidor de petróleo, sendo responsável por 60% da demanda global.

O setor de transporte foi amplamente impactado pela pandemia

Em 2019, destaque para o consumo de petróleo por veículos individuais de passageiros (27% da demanda), transporte rodoviário coletivo (3%) e aviação (7%). Esses setores foram particularmente impactados pela pandemia decorrente do novo coronavírus, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).

O consumo por setores de difícil descarbonização, como aviação, marítimo, transporte rodoviário de cargas e indústrias pesadas, representa mais de 30% da demanda, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

A versatilidade no setor petroquímico

O petróleo é um insumo muito versátil, sendo usado em praticamente todos os produtos e aplicações modernas. Neste sentido, o setor petroquímico mantém sua importância e deverá continuar sendo propulsor de crescimento de demanda no futuro.

Histórico recente dos preços do petróleo 

Houve uma elevação exponencial de commodities devido ao crescimento da China, o que elevou os preços no começo do século. Conforme informações do Ministério de Minas e Energia (MME), a revolução do shale nos EUA precipitou a guerra de market share conduzida pela Opep. 

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.