InícioFinanças PessoaisAntecipação de salário: Saiba como funciona

Antecipação de salário: Saiba como funciona

A antecipação de salário é um benefício garantido, mas que poucos trabalhadores conhecem.

Trabalhar durante um mês inteiro somente para ver a cor do dinheiro no final do mês pode se tornar um problema para quem possui contas a pagar. Por essas e outras, muitos trabalhadores de carteira assinada possuem direito à antecipação do salário. Apesar de ser garantido por lei, nem todos conhecem ou sabem como adquirir.

Antecipação de salário: O que é?

A antecipação de salário é o que muitas pessoas conhecem como antecipação salarial, ou seja, é um direito que dá a possibilidade de o profissional receber o valor referente aos dias trabalhados.

Apesar do que muitas pessoas pensam, esse tipo de serviço não funciona como um tipo de empréstimo. Muito pelo contrário, o profissional está recebendo apenas o valor referente ao dia que foi trabalhado.

Muitas empresas oferecem essa antecipação a seus funcionários que costumam pedir.

Como esse tipo de adiantamento funciona?

Não são todas as empresas ou tipos de serviços que oferecem a antecipação de salário.

No entanto, todas aquelas que oferecem, disponibilizam apenas 20 ou 40% do valor do salário do funcionário para ser retirado.

Todo e qualquer valor disponível para saque sempre é levado em consideração o valor referente ao salário. Por isso, o limite para adiantamento é de 40% de todos os dias que já foram trabalhados.

Vejamos um exemplo. Um funcionário que trabalhou um período de 10 dias em um mês de 30 dias, pode receber o valor referente a um terço de seu salário antecipadamente.

Saiba como realizar a antecipação de salário

A antecipação de salário costuma ser solicitada pelo colaborador que entra em contato com o Recursos Humanos (RH) da empresa.

No entanto, também é possível fazer a solicitação na plataforma dos empregadores, pois é onde todos os dados de cada funcionário ficam retidos.

Nessa plataforma, o solicitante faz uma simulação da antecipação e solicita o valor que deseja receber antecipadamente.

Assim que o pedido for processado, um contrato é gerado para que o solicitante o assine.

Feito isso, o dinheiro será depositado na conta em até 2 dias úteis e terá a mesma quantia descontada no mês seguinte.

É importante saber que o dinheiro somente é depositado em uma conta vinculada ao CPF do solicitante.

Aprenda a realizar o cálculo da antecipação de salário

É possível que as políticas de contratação sejam diferentes em muitas empresas, pois podem variar de empresa para empresa.

Entretanto, o processo relacionado ao cálculo da antecipação de salário funciona da mesma forma. Vejamos um exemplo:

Um funcionário que recebe um salário líquido referente a R$3.000, trabalhou por um período de 10 dias no mês.

Ele terá direito a 50% do salário para receber antecipadamente. Por ter trabalhado apenas 10 dias, ele tem direito a receber apenas um terço do salário, ou seja, 1.000 reais.

No entanto, ao receber o salário completo no final do mês, os 1.000 reais referente a antecipação do salário serão descontados automaticamente.

Jéssica Queiroz
Jéssica Queiroz
Estudante de letras - português e inglês pela Universidade Cidade Verde da Bahia. Experiência com marketing de conteúdo e tradução para sites e agências. Atualmente atua como redatora profissional de finanças e economia do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS