InícioFinanças PessoaisDicasA mesada como educação financeira

A mesada como educação financeira

A educação financeira pode começar em casa. Por isso, ensinar seus filhos sobre a importância de economizar e utilizar bem o dinheiro é algo que pode ajudar as crianças quando estas chegarem à fase adulta. Sendo assim, hoje falaremos sobre a mesada.

Mesada para crianças

A mesada é a principal forma de ensinar os filhos a lidar com dinheiro desde crianças. Sendo assim, por possuírem prazos, quantias estabelecidas e até mesmo responsabilidades, as crianças podem aprender sobre educação financeira.

Crianças com mais de 6 anos já são capazes de fazer programações simples e planejar o uso de seu dinheiro ao longo do mês. Por isso, não é muito indicado dar mesada para as crianças antes desta idade, levando em conta que ela pode até não ter desenvolvido conceitos de matemática.

Se recomenda que você ajude seu filho a criar metas desde cedo. Portanto a criança aprende a poupar com disciplina para alcançar seus objetivos e se torna um adulto mais responsável.

Para que a criança cumpra as metas os pais podem dar alguns avisos e conselhos. No entanto, não se deve impedir que a criança gaste o dinheiro que recebeu. Os pequenos erros que um filho comete podem ensinar mais do que um conselho dos pais neste caso.

Condições da mesada

A mesada não deve ser um instrumento para punir ou dar prêmios para as crianças. Por isso, atividades como lavar louça, arrumar a cama ou outras tarefas domésticas não devem ser remuneradas, uma vez que são obrigações do dia a dia que a criança deve realizar.

Ao pagar para que as crianças realizem atividades domésticas, você pode criar uma mentalidade que incentiva que o indivíduo pare assim que tiver dinheiro o suficiente. Sendo assim, faça questão de deixar bem claro para seus filhos que a mesada serve para educação financeira, enquanto as tarefas domésticas são obrigatórias.

Como fazer?

Em primeiro lugar estabeleça uma data com o seu filho, a mesada também pode ser  semanal caso você sinta que isto irá ensiná-lo de maneira mais eficiente.

É importante que você crie uma política sobre adiantamentos. O ideal é não adiantar o dinheiro, porque uma vez que a mesada é um instrumento de educação financeira, deixar seu filho perceber que acabou com o dinheiro rápido demais é uma ótima lição.

Existem também pais que decidem dar adiantamentos, mas para isso cobram juros. Sendo assim, esta é uma maneira de ensinar sobre empréstimos para as crianças. Esta tática pode ser vantajosa para quem tem filhos mais velhos.

O valor

Tudo depende das metas dos seus filhos. Porém alguns coaches financeiros têm alguns métodos para calcular quanto dinheiro deve ser dado na forma de mesada para as crianças.

Para esta se dá o valor da idade multiplicado pelas semanas. Sendo assim, uma criança de 6 anos irá ganhar R $24,00 por mês de mesada. Este é um valor suficiente para que ela se planeje e crie suas metas neste prazo.

Caso seu filho esteja planejando comprar algo muito caro, um videogame por exemplo, é possível ajudar a criança. Por isso crie um valor que deve vir da mesada do seu filho e um valor que os pais irão colaborar. 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS