Venda a descoberto: Operação comum entre investidores
A venda a descoberto é um dos tipos de operações mais utilizadas entre os investidores. Ainda assim, não é tão conhecida neste mercado
A compra e venda a descoberto é uma prática utilizada por vários tipos de investidores dentro da bolsa de valores. Neste tipo de operação é possível encontrar algumas inversões nos processos considerados normais para uma operação. Muitos investidores desconhecem a venda a descoberto, enquanto outros acreditam ser uma ótima operação para adquirir ganhos consideráveis.
Venda a descoberto: O que é?
A venda a descoberto é considerada uma prática bastante utilizada no mercado de ativos de renda variável. Ou seja, rendas que podem ser aplicadas tanto na Bolsa quanto em derivativos.
Essa técnica consiste na venda de um ativo determinado que o investidor não possui. Dessa forma, no futuro, ele pode comprar esse ativo por um valor mais inferior. Para que a venda desse tipo de ativo gere algum lucro, essa venda precisa ocorrer por um tempo considerado inferior ao da venda.
Como funciona a venda a descoberto dentro da bolsa de valores?
Essa prática é bastante simples, principalmente para quem já está acostumado a realizar. No entanto, até mesmo para os novatos não existe tanta complicação.
Para entender de forma prática como a venda a descoberto funciona dentro da bolsa de valores, separamos um exemplo. Uma pessoa pretende investir 30 mil reais em um automóvel. No entanto, essa pessoa conhece uma loja cujo o mesmo veículo encontra-se pelo valor de 25 mil.
Neste caso, a pessoa vende o carro pelo valor de 30 mil. Este dinheiro é usado para comprar o mesmo carro na outra loja, pelo valor de 25 mil. Sendo assim, a pessoa garante um lucro de 5 mil sobre a venda do carro.
Dentro da bolsa de valores, a venda a descoberto funciona da mesma maneira. Mas ao invés de automóvel, o produto oferecido para a venda e compra são ativos de renda variável.
Existe algum risco neste tipo de operação?
Assim como toda e qualquer operação feita dentro da bolsa de valores envolvendo ativos, existem seus riscos. No entanto, o risco considerável na venda a descoberto é a realizar operações enquanto o mercado está em constante baixa.
Caso o ativo a ser comprado e vendido entre em desvalorização no mercado, a busca por lucro pode acabar vindo a ser um grande prejuízo.
O que fazer quando a venda a descoberto sofre desvalorização?
Em caso de desvalorização na operação, a ação mais indicada é o encerramento da operação. Dessa forma, são evitadas perdas de natureza maior no futuro.
Essa estratégia é feita quando já está comprado ou vendido. No entanto, é possível evitar desvalorização antes de realizar a venda a descoberto.
A principal dica para isso é a criação de uma meta de compra em preços acima da entrada oferecida. Ao fazer isso, o risco de perda de investimento se torna mais fácil de controlar.
Esse é um tipo de investimento que vale a pena?
A decisão se uma venda a descoberto pode valer a pena ou não para a carteira de investimento, vai de acordo ao perfil do investidor.
Investidores que desejam estar atuando no mercado financeiro, mesmo em momentos de crise, apostam que a venda a descoberto é uma grande aposta de investimento.