Índice Sharpe pode impactar investimentos atuais

O índice Sharpe é considerado uma inovadora ferramenta para avaliação de novos e antigos investimentos 

Sempre que uma nova ferramenta é desenvolvida ela causa bastante impacto, principalmente no mundo dos investimentos. Ferramentas como o índice Sharpe são capazes de gerar impactos importantes em investimentos, mas será que esses impactos são negativos? Leia o artigo abaixo e entenda mais sobre essa nova ferramenta e como ela pode realmente impactar um investimento 

Afinal, o que é o índice Sharpe? 

Índice Sharpe
Imagem: Istock Photos

O índice Sharpe foi criado no ano de 1990, com o principal propósito de ajudar investidores na resolução de relação de risco e retorno de investimento. 

Sendo assim, o índice Sharpe pode calcular a probabilidade de rentabilidade referente a um ativo considerado todos os seus riscos. Nessa consideração são avaliados fundos e Carteiras. 

Para fazer uma comparação bastante detalhada de ativos de riscos e investimentos considerados menos arriscados, são avaliados vários fatores:

  • Retorno referente ao Fundo de investimento a ser analisado;
  • Rendimento de investimento livres de riscos;
  • Volatilidade do Fundo a ser analisado;

Como o índice Sharpe funciona dentro de um ativo? 

Imagem: Istock Photos

Esse tipo de índice indica de forma clara qual seria o grau de eficiência que o fundo de investimento consegue entregar resultados. Tudo isso se baseando em um único cálculo: S = (Ri – Rf) / (σi)

Cada item dessa fórmula matemática para calcular a probabilidade exata de um índice Sharpe em um ativo, tem um significado:

  • Índice Sharpe: S;
  • Retorno do ativo a ser analisado: Ri;
  • Retorno totalmente livre de risco (taxa Selic): Rf;
  • Risco total do ativo: σi;

É notório observar nesse tipo de índice que, a taxa referente ao retorno livre de ativos pode sofrer alterações de acordo com o valor referente à taxa Selic. 

Sendo assim, caso a taxa Selic esteja representada por seu valor 3,5% anual, é possível que o ativo ganhe em média 18% ao ano.

Viabilizando isso, seu retorno passa a ser de 14,5% acima das taxas consideradas livres de qualquer risco. 

Para estabelecer se essa viabilidade de taxa é considerada boa ou ruim, também é preciso avaliar o sofrimento do fundo para conquistar esse resultado. 

Então esse índice é capaz de apontar qual o melhor investimento? 

Índice Sharpe
Imagem: Istock Photos

Na verdade, não. O índice Sharpe não funciona dessa maneira. Nenhum tipo de indicador ou índice é capaz de apontar e dizer qual o melhor tipo de investimento a se fazer. 

Muito pelo contrário, o melhor investimento irá depender do perfil do investidor. Ou seja, são levados em consideração os ricos que estão dispostos a correr, os tipos de investimento que desejam fazer. 

Além disso, é preciso estar disposto a analisar todas as possibilidades e probabilidades dentro do mercado de ativo. No entanto, não precisa ser feito sozinho, para isso, o Sharpe é capaz de auxiliar. 

O índice Sharpe funciona apenas como uma ferramenta útil na realização de tarefas de seleção das aplicações consideradas ideias. 

Ou seja, um componente a mais para auxiliar em uma tomada de decisão segura durante um investimento ou aplicação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.