Dicas para reformar a casa pagando menos
Se você recém se mudou para um novo imóvel ou deseja deixar o seu com outra cara, reformar a casa é sempre uma alternativa. Apesar disso, sabemos que ficou bem mais caro fazer reformas durante a pandemia.
Isso porque o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) , que mede a variação dos preços dos materiais de construção, subiu quase 9% em 2020 e, nesse ano, acumula 11,74% até agora. Por isso, saber como comprar pagando menos é fundamental.
Comece planejando
Se você quer reformar a casa, já deve saber onde quer fazer a mudança. Porém, muitas vezes vamos às lojas sem ter nenhuma ideia do que comprar. E isso pode ser ruim.
Sabe quando você gosta de uma luminária amarela e de uma mesa rosa? Pois então, pode não ser uma boa ideia colocá-las juntas. E apesar disso, muita gente vai comprando o que gosta e, quando chega na hora de mobiliar, a junção não dá tão certo. Por isso, fazer um projeto antes de começar a reformar ajuda a economizar e, claro, vira o foco para o que realmente importa na hora da compra.
Ah, e para começar a fazer isso, você pode usar o Pinterest. Ele é um aplicativo que tem excelentes ideias para você implementar na sua casa, desde modelos prontos até dicas de como fazer com as próprias mãos. Para acessar, clique aqui.
Aposte em técnicas baratas
Desde coisas que você mesmo pode fazer, até materiais mais baratos (mas que tenham qualidade), reformar a casa pode ser muito mais divertido. Isso porque quando você faz, coloca muito mais amor que uma pessoa que sequer conhece o seu lar.
Por isso, pisos de fácil colocação podem até ser mais caros, mas reduzem o custo da mão de obra. Além disso, você pode escolher tintas de maior qualidade, caso deseje fazer a pintura você mesmo. Hoje, no mercado, existem fitas de rodapés que você consegue colocar em casa sem ajudas. Esses materiais de fácil colocação ajudam muito na hora de fazer a reforma. Ah, e muitas vezes eles evitam a sujeira.
Faça uma coisa de cada vez
O importante de reformar a casa é ver o resultado. Por isso, quanto mais você tentar reformar tudo ao mesmo tempo, menos você vê o cômodo pronto e, com o tempo, as ideias vão mudando.
Isso porque quando você tenta fazer tudo ao mesmo tempo, normalmente não dá certo. Dessa forma, reformar a casa exige que você faça por partes. E sim, isso faz economizar. Porque evita que você fique comprando de tudo um pouco e foque naquilo que precisa para agora.
Dessa forma, se quer reformar a sala, reforme a sala! Não fique olhando, por exemplo, torneiras para cozinha. O negócio agora é focar na sala. Depois você pensa na cozinha. Isso faz com que você evite comprar de tudo um pouco e, no final das contas, fica sem dinheiro e sem uma casa do jeito que você quer.
Agora que você já sabe como economizar, é só colocar o plano em prática. Chegou a hora de planejar aquilo que você quer e, gradualmente, ir conquistando a casa dos sonhos!