PIX faz sucesso no Brasil e ultrapassa outros serviços financeiros
O PIX, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central, alcançou um novo recorde registrando 40,46 milhões de transações realizadas em um único dia.
O Banco Central afirmou que essa foi a primeira vez que o PIX ultrapassou o número de 40 milhões de transações diárias desde que foi lançado.
O método lançado no final de 2020, apesar de pouco tempo de existência, já vem fazendo sucesso entre o público, dados do mês de maio já indicavam que 45% da população adulta do Brasil já tinha utilizado o PIX pelo menos uma vez.
Roberto Campos Neto, o presidente do BC, afirmou no mês de julho que as movimentações utilizando o PIX já estavam superando a soma de todos os outros métodos, deixando para trás as clássicas TED e DOC, e também os cheques e boletos bancários.
Em uma análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi estimado que o faturamento do setor no Dia dos Pais de 2021 foi de R$6,03 bilhões, dessa forma, mostrando uma gradual recuperação da economia guiada pela flexibilização das restrições colocadas devido à pandemia de Covid-19.
O Banco Central visa facilitar pagamentos via PIX
No final do mês de julho deste ano, o Banco Central fez o anúncio de um cronograma para normatização do serviço de iniciação de transação de pagamento do PIX. Este cronograma visa a facilitação das operações relacionadas a pagamentos utilizando a ferramenta de pagamentos instantâneos do BC.
A novidade passa a permitir que um iniciador, que seja regulamentado pelo Banco Central, possa realizar o intermédio entre as transações de instituições. Dessa forma, o usuário não precisa mais abrir o aplicativo do banco para realizar pagamentos e nem depender de QR Codes para realização de transações.
Algumas empresas já demonstraram interesse pelo novo recurso anunciado, dentre elas estão o WhatsApp e o Ifood. As duas devem trocar os códigos que são enviados atualmente para os clientes, e começar a utilizar processos mais rápidos para realizar a autenticação.
Agendamento por Iniciação
Segundo o Banco Central, a partir do dia 1 de novembro de 2021, o usuário também contará com a possibilidade de realizar um agendamento utilizando a modalidade de iniciação de transação de pagamentos do PIX.
Dessa forma, torna-se ainda mais fácil realizar pagamentos e transferências via PIX. Além disso, essa novidade também fortalece o uso do PIX no meio empresarial, principalmente quando se fala de comércio eletrônico.
O agendamento utilizando a função de iniciação do PIX, vai funcionar da mesma maneira que um serviço tradicional de iniciação. Ou seja, a instituição prestadora de serviço deverá ser diferente da que possui a conta do usuário que está realizando o pagamento.
Tendo como base as regras estipuladas na esfera do Open Banking, para ser possível acontecer o mecanismo de iniciação do PIX, será obrigatório que o usuário deixe claro o consentimento sobre o compartilhamento do serviço.