Previdência ou ações? Qual será a melhor opção?
Atualmente muitos brasileiros estão buscando sempre os melhores planos de aposentadoria. Os planos de previdência sempre foram considerados por muitos. No entanto, atualmente existem mais opções de poupanças e investimentos para aposentadoria, como o mercado de ações. Mas será que o mercado de ações é melhor que a previdência?
O que é a previdência privada?
Para quem desconhece, a previdência privada é um tipo de aposentadoria, no entanto, ela não está ligada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como a aposentadoria comum.
Na verdade, a previdência atua como uma renda extra para o futuro, que é construída a partir de pagamentos mensais, ou seja, futuramente, uma pessoa que investiu em previdência privada, além da aposentadoria, também receberá a previdência.
Por isso, decidir entre previdência ou ações, é considerada uma decisão difícil. Atualmente existem pelo menos dois tipos de previdência que beneficiam tipos diferentes de pessoas.
Ela pode ser totalmente fechada, ou seja, disponível apenas por empresas por meio de fundações. Mas, também, pode ser aberta, indicando que qualquer pessoa pode começar a investir através de corretoras ou bancos.
O que são ações?
As ações são pequenas frações de empresas ou companhias que possuem capital aberto na Bolsa de Valores.
Esse tipo de investimento está atraindo cada vez mais pessoas para a Bolsa de Valores.
São inúmeras as formas de conseguir investir em ações dentro e fora da Bolsa. Além disso, é um tipo de investimento que possui poucas chances de não se obter nenhum retorno.
Ações ou previdência: Qual a melhor opção de aposentadoria?
A previdência privada garante que o aposentado, além do dinheiro de sua aposentadoria, receba o valor referente à previdência. Neste caso, esse dinheiro extra garante uma aposentadoria ainda mais confortável e estável financeiramente.
No entanto, as ações também podem funcionar dessa forma. Investir em ações ao longo dos anos, pode garantir que, ao se aposentar, o investidor consiga um dinheiro a mais.
Além disso, definir e decidir se ações ou previdência são as melhores opções de aposentadoria, irá depender bastante dos planos feitos para aquele dinheiro após se aposentar.
Descubra como se aposentar com previdência ou ações
Assim como a previdência, investir em ações para alcançar rentabilidade exige um pouco de paciência e estudo.
As ações podem ser muito variáveis e, a depender do tipo de ação, a rentabilidade pode ser pequena.
Para investir em ações, é necessário realizar um cadastro em alguma corretora de valor de confiança. Assim que o cadastro for realizado, basta depositar uma determinada quantia e começar a investir.
O investimento através da previdência pode ser feito em agências e bancos que oferecem esse tipo de opção de investimento. Atualmente praticamente todos os bancos, tradicionais ou digitais, podem oferecer essas opções.
O importante é escolher a melhor agência e o tipo de previdência que se encaixe nos planos de aposentadoria desejados.