Antecipação de salário: Saiba como funciona
A antecipação de salário é um benefício garantido, mas que poucos trabalhadores conhecem.
Trabalhar durante um mês inteiro somente para ver a cor do dinheiro no final do mês pode se tornar um problema para quem possui contas a pagar. Por essas e outras, muitos trabalhadores de carteira assinada possuem direito à antecipação do salário. Apesar de ser garantido por lei, nem todos conhecem ou sabem como adquirir.
Antecipação de salário: O que é?
A antecipação de salário é o que muitas pessoas conhecem como antecipação salarial, ou seja, é um direito que dá a possibilidade de o profissional receber o valor referente aos dias trabalhados.
Apesar do que muitas pessoas pensam, esse tipo de serviço não funciona como um tipo de empréstimo. Muito pelo contrário, o profissional está recebendo apenas o valor referente ao dia que foi trabalhado.
Muitas empresas oferecem essa antecipação a seus funcionários que costumam pedir.
Como esse tipo de adiantamento funciona?
Não são todas as empresas ou tipos de serviços que oferecem a antecipação de salário.
No entanto, todas aquelas que oferecem, disponibilizam apenas 20 ou 40% do valor do salário do funcionário para ser retirado.
Todo e qualquer valor disponível para saque sempre é levado em consideração o valor referente ao salário. Por isso, o limite para adiantamento é de 40% de todos os dias que já foram trabalhados.
Vejamos um exemplo. Um funcionário que trabalhou um período de 10 dias em um mês de 30 dias, pode receber o valor referente a um terço de seu salário antecipadamente.
Saiba como realizar a antecipação de salário
A antecipação de salário costuma ser solicitada pelo colaborador que entra em contato com o Recursos Humanos (RH) da empresa.
No entanto, também é possível fazer a solicitação na plataforma dos empregadores, pois é onde todos os dados de cada funcionário ficam retidos.
Nessa plataforma, o solicitante faz uma simulação da antecipação e solicita o valor que deseja receber antecipadamente.
Assim que o pedido for processado, um contrato é gerado para que o solicitante o assine.
Feito isso, o dinheiro será depositado na conta em até 2 dias úteis e terá a mesma quantia descontada no mês seguinte.
É importante saber que o dinheiro somente é depositado em uma conta vinculada ao CPF do solicitante.
Aprenda a realizar o cálculo da antecipação de salário
É possível que as políticas de contratação sejam diferentes em muitas empresas, pois podem variar de empresa para empresa.
Entretanto, o processo relacionado ao cálculo da antecipação de salário funciona da mesma forma. Vejamos um exemplo:
Um funcionário que recebe um salário líquido referente a R$3.000, trabalhou por um período de 10 dias no mês.
Ele terá direito a 50% do salário para receber antecipadamente. Por ter trabalhado apenas 10 dias, ele tem direito a receber apenas um terço do salário, ou seja, 1.000 reais.
No entanto, ao receber o salário completo no final do mês, os 1.000 reais referente a antecipação do salário serão descontados automaticamente.