Investimento em ouro, conheça as possibilidades
O ouro é um metal precioso que tinha seu valor reconhecido em diversas culturas pelo mundo mesmo que muitas destas nunca tivessem tido contato. Por isso, pode-se dizer que o valor do ouro sempre esteve claro para a humanidade. Este ainda se expressa na forma de investimento em ouro.
Mas será que o investimento em ouro ainda vale a pena? Este metal ainda se valoriza atualmente? Para responder a estas perguntas elaboramos um guia a seguir sobre o assunto. Portanto, caso tenha interesse, basta continuar a leitura e saber mais sobre o tema.
Como acontece o investimento em ouro?
O investimento em ouro pode ser feito por meio de fundos. Para isso, basta que você entre em contato com uma corretora e informe a sua intenção. Vale lembrar que desta forma você não terá a posse física do ouro, mas poderá negociar o metal como faz com ações. Por exemplo, comprando por um valor e vendendo na alta.
A posse de ouro físico pode não ser muito vantajosa como um investimento para se obter lucros. Uma joia de ouro no momento da compra tem um determinado valor, este é calculado pelo seu material e pelo trabalho do ourives, profissional que trabalha com ouro. Sendo assim, quanto mais famosa for a marca e o ourives maior será o valor. Porém, ao vender esta joia ela será encarada como um produto utilizado e terá desvalorização.
A posse de barras de ouro também não é vantajosa, uma vez que pode exigir um esforço maior para se desfazer destas em momento de necessidade. É importante ter em mente que até o fundo de investimento em ouro possui uma liquidez baixa. Sendo assim, poucas pessoas estão interessadas em comprar ouro, o que pode acarretar problemas caso você queira vender.
Vantagens e desvantagens
O investimento em ouro chama muita atenção no exterior, onde este é vantajoso uma vez que a renda fixa não traz tantos retornos financeiros. Por outro lado, no Brasil a prática não é muito difundida devido a alta variedade de títulos em renda fixa que apresentam segurança.
Uma das vantagens do investimento em ouro para o brasileiro é a segurança. Esta pode ser uma boa ideia para proteger parte do seu capital contra a inflação ou outros imprevistos.
O investimento em ouro se assemelha muito ao realizado em petróleo ou soja, por exemplo. Sendo assim, é possível contatar um especialista para comprar ouro quando o preço estiver baixo e vender na alta, obtendo lucro.
Uma desvantagem para se levar em conta é a dificuldade em se obter e vender este recurso. Por isso, tenha em mente que este investimento não deve ser o seu principal, uma vez que em dificuldades pode ser demorado o processo para se desfazer dele.
Para quem se indica?
O investimento em ouro é uma boa ideia para quem deseja diversificar sua carteira e ao mesmo tempo manter um pouco de segurança. Caso já esteja em uma situação financeira confortável e procure por novidades esta pode ser uma boa opção.